8/01/2016

Novos Titãs: O Contrato de Judas


O volume 20 da coleção de graphic novels da DC lançada pela Eaglemoss trouxe a clássica história "O Contrato de Judas", dos Novos Titãs. Lançado originalmente em 1984, este arco foi escrito por Marv Wolfman, desenhado por George Pérez e em breve ganhará uma versão animada.

O encadernado da Eaglemoss começa com três aventuras - não muito inspiradas - que mostram os Titãs enfrentando o Irmão Sangue. As histórias também mostram o Kid Flash deixando o grupo, Dick Grayson abandonando a identidade de Robin e a liderança da equipe(que passa para Donna Troy) e a infiltrada Terra discutindo seus planos e treinando com o Exterminador.


Decidido à sair da sombra do Batman, Grayson decide deixar o uniforme do Robin para trás e faz um belo discurso para seus colegas dos Titãs. Vale destacar, entretanto, que ele vai aos poucos retirando os acessórios do uniforme e termina sua fala vestindo um ridículo colante verde que acabaria com a credibilidade de qualquer outro personagem menos famoso.


Na sequência inicia-se o arco que dá nome à edição. Na primeira parte("Os Olhos de Dana Markov"), vemos Terra descobrindo todos os segredos e as identidades dos colegas de time, o que facilitará muito a missão do Exterminador de derrotar os heróis e entregá-los para a organização criminosa COLMEIA.

A segunda parte("Traição") começa com o Exterminador atacando Dick Grayson, que escapa por pouco das garras do mercenário. O ex-Robin logo descobre que todos os seus amigos foram capturados e que Dana Markov atua como parceira de Slade Wilson. Esta informação é passada ao herói por Adeline(ex-mulher de Wilson), que chega à Torre Titã acompanhada de seu filho Joseph.


Na terceira parte("Há de vir um titã"), Adeline conta para Grayson como Slade Wilson adquiriu poderes e tornou-se o Exterminador. Após o final do relato, Dick veste seu novo uniforme, assume o codinome de Asa Noturna e parte para resgatar seus colegas ao lado de Jericó, que é capaz de assumir o comando dos corpos de outras pessoas.


O capítulo final é o melhor de todos, pois finalmente vemos os Novos Titãs em ação contra o Exterminador, os soldados da COLMEIA e - é claro - Terra. Dana(que, no original, chama-se Tara - nome adotado mais tarde inclusive pela animação dos personagens exibida pelo "Cartoon Network") surta no meio da batalha, enfrenta não apenas os ex-colegas mas também o Exterminador e acaba sendo morta pelos próprios poderes, para tristeza de seu "namorado" Mutano.


Fazia muito tempo que eu não lia esta história, que é boa mas talvez não tenha envelhecido bem. Há muito falatório e a segunda parte - que mostra a derrocada dos heróis - deixa muito a desejar. Apesar destes detalhes negativos, vale a pena ler "O Contrato de Judas" pela bela arte de Pérez e para lembrar de tempos mais ingênuos das HQs da DC.


E, falando em ingenuidade, a história que encerra a edição tem uma trama bem infantil e mostra a primeira aventura conjunta dos parceiros mirins Robin, Kid Flash e Aqualad. O trio une-se contra o ridículo vilão Sr. Ciclone, que sequestrou todos os jovens de uma pequena cidade.

No comments: