1/08/2014

Marvel Comics - A História Secreta

Muito bom o livro "Marvel Comics - A História Secreta"("Marvel Comics: the untold story", Editora Leya), de Sean Howe, que conta toda a história de como a Marvel e seu vasto universo de personagens foi criado. Para quem conhece os escritores e desenhistas e é fã dos heróis, o livro é leitura essencial, pois conta em detalhes todos os bastidores e as razões que levaram os gibis da Marvel a alcançarem enorme sucesso e revela também todas as brigas, traições, intrigas e decisões equivocadas que marcaram a editora desde o seu surgimento, nos anos 30.


Quem não é um fanático pela Marvel também vai gostar, porque o livro traz pequenos resumos que explicam as origens dos personagens e as tramas mais famosas do Universo da "Casa das Ideias". A única parte em que o texto fica chato são os momentos em que fala das complexas disputas judiciais que marcaram uma das grandes crises da editora, nos anos 90.


O livro é dividido em 5 partes("Mitos e Criações", "A Nova Geração", "Trouble Shooter", "Expansão e Queda" e "Uma Nova Marvel"), e chega até a bilionária venda à Disney em 2009 e ao sucesso alcançado no cinema com produções como "X-Men", "Homem-Aranha" e "Vingadores". As histórias de personalidades como Martin Goodman, Steve Ditko, John Byrne e John Romita são ótimas, e a melhor delas é a que envolve Stan Lee e Jack Kirby, que começou com a criação de mitos como o Aranha e o Quarteto Fantástico e terminou numa longa e amarga briga pelos direitos dos personagens.



No final, esta edição brasileira tem ainda um "bônus" bem interessante: um guia(escrito por Érico Assis) que revela onde foram publicadas pelas editoras nacionais as histórias mencionadas por Howe. Um exemplo: a edição "puramente comédia" de "What If?" saiu por aqui em "Grandes Heróis Marvel(Abril)" 11 e "Homem-Aranha(Abril)" 35.


Fechando o post, uma curiosidade que não podia faltar ao "Olhos Estranhos": a x-man Kitty Pryde é mencionada em 7 páginas.

Excelsior!

No comments: