8/02/2008

Wolverine

Um dos primeiros gibis de super-heróis que eu li na vida foi a mini-série do Wolverine escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller, que a Editora Abril publicou em 1987. São 4 revistas, com 32 páginas cada, que eu ainda tenho, encadernadas por meu irmão, sem as capas. Tenho também a versão lançada pela Panini recentemente(que custou somente R$ 8,90), no formato original e com uma página que tinha sido excluída pela Abril(na qual os X-Men recebem o convite do casamento de Logan e Mariko). Abaixo, a capa desta edição:














Nesta clássica história, Wolverine(um dos mais populares integrantes dos X-Men) viaja para o Japão para encontrar sua amada Mariko Yashida e acaba envolvido numa guerra contra Shingen Yashida, pai de Mariko e líder de um clã criminoso. Shingen desaprova o relacionamento entre Logan e Mariko, que aceita afastar-se do x-man por causa da honra e da tradição. Este conflito da cultura japonesa(que prega a disciplina) com o temperamento agressivo do mutante é a principal sacada da mini-série.

Vou comentar a seguir, com mais detalhes, cada uma das 4 edições da mini-série:

1. EU SOU WOLVERINE

- A história já começa com uma das mais conhecidas frases de Logan:
"Eu sou o melhor no que faço, mas o que faço melhor não é nada agradável."

- Logan está no Canadá, caçando um urso cinzento que matou quinze pessoas. Após dar conta do bicho, ele descobre que um caçador o enlouquecera com uma flecha envenenada, e não terminou o serviço. Logan, então, vai atrás do caçador para um acerto de contas, e a frase abaixo resume bem o que houve:

"O urso agüentou mais tempo mas eu deixo o babaca viver".

- Ao voltar ao QG dos X-Men, Logan descobre que perdeu todo o contato que tinha com Mariko, e parte para o Japão. Lá chegando, Logan entra em contato com Asano Kimura(que ele conhecia dos seus tempos de espião), que lhe diz que Mariko casou, obrigada pelo pai.












- Logan, então, invade a fortaleza Yashida para falar com Mariko que, mesmo após ser espancada pelo marido, diz que não pode deixá-lo por causa de sua honra e de suas obrigações como filha.

- Logan decide ir embora, mas antes de partir é envenenado e desafiado para um duelo por Shingen Yashida, usando espadas de madeira.

"Logan: Porque não usar lâmina de verdade?
Shingen: ... você não merece uma espada verdadeira."


Ainda abalado pelo veneno, Logan é derrotado e humilhado por Shingen mesmo após apelar para suas garras.












- Largado num beco em Tóquio, o mutante conhece Yukio, personagem que depois apareceria em várias outras histórias dos X-Men.

2. DEVERES E OBRIGAÇÕES

- Logan acorda no apartamento de Yukio, onde os dois enfrentam um esquadrão de ninjas do grupo Tentáculo.










- Depois, descobrimos que Yukio trabalha para Shingen, que quer usar Wolverine para exterminar um gângster rival. Yukio cumpre a sua missão, enquanto Logan enfrenta vários assassinos que tinham Mariko e o marido como alvos. Mariko fica chocada com o aspecto selvagem que Logan assume durante a luta.

3. PERDA

- Logan vai para um bar com Yukio e toma um porre. Ele, então, adormece e sonha com um rude guerreiro que é rejeitado por sua nobre amada, que afirma que ele não é merecedor de seu amor por não passar de um animal difarçado de ser humano.












- Enquanto Logan está desacordado, Yukio é intimada a matá-lo por mais uma leva de ninjas do Tentáculo. Ela se recusa e mata os ninjas, abandonando Logan - porque o mutante não consegue esquecer Mariko.

- Voltando para o hotel de Logan, Yukio acaba assassinando Asano. Ao encontrar o cadáver do amigo, Logan descobre que Yukio é a assassina e deduz que ela trabalha para Shingen.

- Logan persegue Yukio e está prestes a matá-la quando mais uma vez é cercado pelo Tentáculo. Yukio foge enquanto Logan enfrenta os ninjas.

- Abaixo, a bela reflexão de Logan após a luta contra o Tentáculo:

"O quebra aconteceu num jardim particular... parecido com os jardins zens de Kyoto... um lugar de beleza, paz e tranqüilidade.

Isso foi antes. Agora o lugar tá a maior baderna. Que nem minha vida.

Yukio sempre diz que a filosofia dela é... seja o que você é.

Acho que o negócio é fazer isso mesmo.

... Mariko quer que eu mude... que controle o selvagem dentro de mim...

... Eu me perdi. Só que o jeitão da vida pode variar como esse cascalho. Se mexo nele, pintam novas formas. A ordem emerge do caos.

... A solução não é ganhar ou perder. É tentar. Pode ser que eu nunca seja o que quero ser, mas, se não tentar, aí é que não vou conseguir mesmo.

Um animal ia preferir ficar na sua... só que um homem não se dá por satisfeito.

Ele questiona o destino. Sonha. Batalha para mudar. E cresce.

Você me arrancou os sonhos, Shingen... Mas só por pouco tempo. Sabe por quê?
Porque eu sou um homem, não um animal. Um homem! Este erro vai te custar caro."


Genial!!!

4. HONRA

- Logan inicia a sua vingança contra Shingen, destruindo todas as suas bases e acabando com os negócios de sua organização.

- Yukio ataca a Fortaleza Yashida e é capturada por Shingen. Ela só não morre porque a chegada de Logan ao local distrai o bandido.

- O marido de Mariko tenta fugir do local usando a amada de Logan como refém. Yukio o mata e salva Mariko, o que faz com que Logan a deixe partir.

- Chega, então, o momento do duelo final entre Logan e Shingen.

"Logan: Eu sou merecedor agora?
Shingen: Isso, gaijin, é o que veremos.


Abaixo, a dramática conclusão do duelo, no espetacular traço de Frank Miller:












Destaque para os olhos vermelhos do mutante quando ele elimina seu inimigo.

- Mariko diz que está orgulhosa de Logan, porque ele lutou pelo bem de outros, enquanto seu pai envergonhava o Clã Yashida agindo apenas por ganância e egoísmo. Mariko dá a Logan a Espada de Honra do Clã, e os dois se beijam. Logan encontra, enfim, um final feliz, ainda que isso não dure muito.












- O casamento de Logan e Mariko foi mostrado em histórias dos X-Men, que saíram por aqui em uma mini-série na qual todo o grupo viaja para o Japão. Comentarei sobre estas histórias mais tarde.

- A edição 4 da mini-série encerra com uma longa entrevista com Chris Claremont, Frank Miller e Joe Rubinstein(arte-finalista das histórias). A entrevista está repleta de pérolas dos autores sobre Wolverine e os X-Men. A seguir, posto algumas das mais engraçadas:

"Frank Miller: Wolverine é um sujeito que nunca aprendeu a conviver em sociedade, por isso, ele tem uma tendência, um pouco mais acentuada do que o normal, de matar pessoas."

"Como vocês explicam a popularidade do Wolverine?
Claremont: Somos um país de psicopatas."

"As garras de Wolverine podem atravessar o corpo do Colossus?
Claremont: Se você ainda não percebeu, Colossus nunca forçou a barra com ele.
Miller: Uma coisa é certa... elas podem atravessar a Kitty."


* Wolverine foi criado por Len Wein e Herb Trimpe em 1974, e apareceu pela 1ª vez em uma história do Hulk.

No comments: