8/31/2008

O Cavaleiro das Trevas

Finalmente fui ver o novo filme do Batman, que estreou nesta semana em Rio Grande. Gostei do novo Cine Dunas que abriu no centro da cidade, mantendo o mesmo clima aconchegante da sala do Cassino.













Gostei do filme, que tem um clima bem sombrio e é sério ao extremo(não há quase nenhuma piadinha no meio), o que casa bem com o personagem principal, que se fantasia de morcego para aterrorizar os criminosos.

Bruce Wayne tornou-se Batman para inspirar o bem nas pessoas, e o filme acaba questionando este papel, pois depois do surgimento do herói várias pessoas decidiram seguir seu caminho como vigilante e os bandidos tornaram-se mais violentos e desesperados.

O Coringa surge neste momento, oferecendo aos mafiosos os seus serviços, querendo matar o Batman. O Coringa tem apenas uma motivação: espalhar o caos, e faz isso de forma perfeita durante todo o filme, levando Gotham City e seus habitantes à loucura.













O maquiavélico palhaço explode várias coisas, mas ele quer bem mais do que isso, quer acabar com a alma da cidade, corromper seus defensores e fazer com que todas as pessoas encarem as partes mais obscuras de suas mentes.

Heath Ledger teve mesmo uma grande atuação, fazendo um Coringa que consegue ser assustador em vários momentos. Outro ator que roubou a cena foi Aaron Eckhart, como Harvey Dent, um promotor que quer livrar a cidade do crime que a corrói e acaba virando o vilão Duas-Caras.













A caracterização do Duas-Caras(na maquiagem e no modo como ele age e pensa), aliás, ficou extremamente bizarra e bem feita, dando de mil a zero no que foi feito por Tommy Lee Jones anteriormente(mais culpa do diretor Joel Schumacher do que do ator, é verdade).

Também merecem destaque as atuações de Gary Oldman(como James Gordon), Morgan Freeman(como Lucius Fox), Maggye Gyllenhall(como Rachel Dawes, no lugar de Katie Holmes), Michael Caine(como o mordomo Alfred) e, é claro, Christian Bale(que segue bem como o Batman, embora seja um pouco ofuscado por Ledger e Eckhart).













O filme tem mais de 2 horas e a história é bem complexa, combinando um texto denso com boas cenas de ação. Não quero contar mais nada da história(como normalmente faço) para não estragar as surpresas para quem ainda não viu, por isso encerro dando uma nota 9 para esta nova aparição do Batman nos cinemas.

Abaixo, a ficha técnica do fime:

Título Original: The Dark Knight(2008)
Tempo de Duração: 142 minutos
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan, baseado em história de Christopher Nolan e David S. Goyer e nos personagens criados por Bob Kane

Elenco:
Christian Bale (Bruce Wayne / Batman)
Michael Caine (Alfred Pennyworth)
Heath Ledger (Coringa)
Gary Oldman (James Gordon)
Aaron Eckhart (Harvey Dent / Duas-Caras)
Maggie Gyllenhall (Rachel Dawes)
Morgan Freeman (Lucius Fox)
Eric Roberts (Salvarote Maroni)
Cillian Murphy (Dr. Jonathan Crane / Espantalho)
Anthony Michael Hall (Mike Engel)
Monique Curnen (Detetive Ramirez)
Nestor Carbonell (Prefeito)
Joshua Harto (Reese)
Colin McFarlane (Comissário Gillian B. Loeb)
Melinda McCraw (Barbara Gordon)
Nathan Gamble (James Gordon Jr.).

No comments: