8/20/2008

Perto Demais

Texto antigo que escrevi sobre o filme "Perto Demais", filme amado por uns e odiado por outros(como a minha irmã, por exemplo). Também comento os filmes "Os Picaretas" e "O Dom da Premonição":

"PERTO DEMAIS

Assisti ao DVD de Perto Demais, do diretor Mike Nichols, e infelizmente devo dizer que fiquei decepcionado, pois esperava muito mais deste filme, que foi tão elogiado pela crítica especializada(acho que realmente não devemos confiar nos tais críticos em relação à avaliação de um filme).













Porque não gostei? Acho que ficou faltando alguma coisa à história, que pareceu nunca deslanchar, e ficava dando voltas inúteis(talvez este fosse o objetivo, mas não agradou), com diálogos forçados e pouco verossímeis. Acredito que ninguém fique discutindo e se magoando tanto à troco de nada como os personagens do filme.

Do filme se salvam alguns bons momentos como a cena de abertura, as cenas no clube de striptease e o hilário diálogo online dos personagens Larry(Clive Owen)e Dan(Jude Law). Aliás, talvez o filme valha à pena pelas boas presenças de Jude Law e de Natalie Portman, que literalmente roubam todas as cenas do canastrão Clive Owen e da pouco esforçada Julia Roberts como a fotógrafa Anna.

Jude Law conseguiu dar consistência ao auto-destrutivo Dan(um escritor frustrado), enquanto que Natalie Portman foi muito bem como a complexa Alice Ayres, uma stripper sem teto que é traída pelo namorado que ela tanto ama e depois é usada como joguete na vingança de Larry contra Dan.

Enfim, dou nota 7 para este filme, pelos motivos já citados acima e também pela ausência de um final feliz, fato que considero positivo num tipo de história como essa, marcada pela falta de cárater e individualismo dos personagens, que só pensavam em si mesmos. Os 4 acabam infelizes, assim como os espectadores, que esperavam por coisa melhor.

Diálogos extraídos do filme:
"Larry: Você gostou de fazer sexo oral nele?
Anna: Sim, gostei.
Larry: Esse é o espírito. Muito obrigada por sua honestidade. Agora, desapareça e morra, sua cretina."

"Dan: Quero Anna de volta.
Larry: Ela fez sua escolha.
Dan: Eu te devo desculpas. Me apaixonei por ela. Minha intenção não era te fazer sofrer.
Larry: Então, onde estão as desculpas, seu idiota?""


OS PICARETAS













Assisti à esse filme e surpreendentemente acabei gostando. O filme conta a história do diretor falido Bowfinger, interpretado por Steve Martin, que para tentar alcançar o sucesso roda um filme sem que o ator principal(Eddie Murphy) saiba que está participando.

Um roteiro engraçado e boas atuações de Martin, Murphy e de Heather Graham(como uma ambiciosa atriz que dorme com toda a equipe do filme para se dar bem) são suficientes para garantir uma boa diversão, com destaque para as hilárias cenas nas quais o personagem de Eddie Murphy é enlouquecido pela equipe de gravação.

No melhor estilo Ed Wood, o filme tira sarro das produções milionárias de Hollywood. Descontando os exageros, dá até para imaginar que alguns dos filmes de qualidade duvidosa que são lançados na vida real tenham passado pelas mesmas dificuldades em suas produções.

O DOM DA PREMONIÇÃO













Este filme, dirigido por Sam Raimi(o mesmo de Homem Aranha) e estrelado pela grande atriz Cate Blanchett, fica a desejar pois tem um final extremamente previsível, que estraga todo o suspense e tensão que são mostrados no começo.

Mesmo assim, vale a pena conferir a atuação perfeita de Blanchett, o canalha construído por Keanu Reeves e as aparições de 2 atrizes que atualmente estão na moda: a vencedora do Oscar Hillary Swank e a namorada de Tom Cruise, Katie Holmes."

2 comments:

Anonymous said...

achei ótima a cena da Natalie no bar, mostrando-se pro Owen. Animal com aquela peruca e jeito de prostituta.......
Kacius

Leandro Vargas said...

A Natalie é muito bonita, e esta cena ficou mesmo animal.