8/21/2008

Surpreendentes X-Men

Posto agora outro texto antigo, que fiz após ler a edição 1 de Supreendentes X-Men, que teve toda a sua "1ª temporada" relançada num encadernado pela Panini neste mês de agosto:

"X-Men Realmente Surpreendentes

Esta foi a impressão que me deixou o primeiro número da revista Astonishing X-Men(Surpreendentes X-Men), publicada neste mês de outubro aqui no Brasil na revista X-Men Extra 46(Panini Comics, R$ 6,90).













Escrita por Joss Whedon(criador das séries Buffy e Angel, roteirista de cinema e atualmente produzindo o filme da Mulher-Maravilha) e desenhada magistralmente por John Cassaday, a revista se destaca tanto na arte quanto no conteúdo das outras revistas mutantes publicadas também em X-Men Extra e em X-Men 46. Isto levando em
conta que os outros títulos estão a cargo de mestres como Alan Davis e Chris Claremont.

A revista acerta logo nas primeiras páginas, que trazem a sempre querida Kitty Pryde retornando à Mansão X para integrar a nova equipe de X-Men, agora dirigidos por Ciclope.

Kitty - juntamente com os fãs - relembra alguns momentos memoráveis de sua primeira aparição na equipe, como a ida para a escola da então vilã Rainha Branca, seu rebaixamento para os Novos Mutantes(o Professor Xavier é mesmo um idiota) e seu batismo de fogo contra o demônio N´Garai(na já clássica Superaventuras Marvel 42).

Toda esta nostalgia mostra ao leitor que estes são os X-Men "de verdade", não mais uma cópia oportunista, com personagens difíceis de engolir como a tal da Sábia e do Bishop. Os integrantes originais desta nova equipe foram escolhidos a dedo realmente. Além de Kitty e Ciclope, os também velhos conhecidos Wolverine(que não pode faltar, não é mesmo?) e Fera(numa de suas melhores versões) e a sensual Emma Frost(agora namorada de Ciclope, ocupando o espaço que seria de Jean Grey) formam o time, sem dúvida muito poderoso.

Este elenco de personagens agrega à história a velha camaradagem dos X-Men, o bom humor do Fera e também outro fator que não pode estar ausente nunca: o conflito. Conflito este que está personificado nas relações entre Kitty e Emma(inimigas de longa data, que já neste número 1 trocam inúmeras farpas) e entre Ciclope e Wolverine(que nunca se bicaram mesmo).

Ciclope reuniu estes X-Men para serem Super-Heróis, assim como os Vingadores e o Quarteto, para ajudarem a humanidade e tentarem deixar para trás o velho preconceito contra os mutantes. Nada mais nobre e digno do legado de Xavier(legado este meio perdido, é verdade, com o Professor envolvido na péssima Excalibur).

Nas páginas finais começam-se a desenhar os primeiros desafios da nova equipe: um grupo de terroristas mutantes dispostos a tudo invade uma festa de alta classe e toma todos como reféns, enquanto uma famosa geneticista(Kavita Rao) anuncia que o
gene mutante não passa de uma doença, e que ela descobriu a cura.

Não sei no que isto vai dar, mas esta edição 1 lembrou os velhos e bons X-Men publicados aqui em Superaventuras Marvel e a história promete pegar fogo já no número 2, com muita ação e o já conhecido debate entre humanos x mutantes que sempre gostamos de ver e ouvir. Mal posso esperar por X-Men Extra 47."

Obs.: 1) O filme da Mulher-Maravilha acabou não saindo.
2) A "cura" e a personagem Kavita Rao foram utilizadas como parte da história do filme X-Men: O Confronto Final, 3ª parte da trilogia mutante no cinema.
3) Whedon e Cassaday deixaram a revista após 24 ótimas edições mensais e 1 anual. As últimas edições da dupla em "Surpreendentes X-Men" serão publicadas aqui no Brasil ainda em 2008.

No comments: