8/18/2008

Arquivo-X - Ano 8(7)

Mais dois episódios da 8ª temporada de Arquivo-X:

Episódio 11: Medusa
Roteiro: Frank Spotnitz
Direção: Richard Compton


* Exibido em 30/05/2001.
* A tradução da frase THE TRUTH IS OUT THERE aparece correta.

No metrô de Boston, o corpo de um policial é encontrado com metade de seus tecidos "comidos" por alguma coisa. John Doggett entra nos túneis, com apoio de Scully no centro de controle, para encontrar as causas para essa estranha morte.

Os agentes descobrem que são medusas(vindas de uma infiltração de água do mar) que, reagindo com o suor do organismo humano, estão causando as mortes(outros 3 corpos são encontrados nos túneis). Doggett consegue destruir os organismos usando uma descarga elétrica. Episódio apenas regular.

Episódio 12: O Dom
Roteiro: Frank Spotnitz
Direção: Kim Manners


* Episódio que marca a volta de David Duchovny à série e, é claro, aos créditos de abertura. A FOX exibiu o episódio dublado.

Ainda procurando por Mulder, o agente Doggett vai até Squamash, Pensilvânia, cidade onde Fox esteve uma semana antes de desaparecer. Ele investigava o suposto sumiço de uma mulher, relacionado com uma lenda indígena de uma criatura que vive na floresta.

Doggett descobre que Mulder deu 3 tiros em alguém(ou alguma coisa) na casa dessa mulher e acha a arma escondida na pia de seu apartamento. Mulder escondeu o caso, assinando um relatório falso referendado por Scully.

Ao lado de Skinner, Doggett volta à squamash, onde o xerife caça um homem e o leva até a casa visitada por Mulder. O homem, de aparência horrível, pratica um estranho ritual envolvendo a mulher.

Após descobrir um estranho símbolo na porta da casa do casal(Paul e Marie Hangmill) e na tumba vazia do homem que foi supostamente baleado por Mulder, Doggett e Skinner(graças à uma ajuda dos Pistoleiros Solitários) descobrem que o homem é um "comedor de almas", um sacerdote caçador de pecados, que cura as pessoas "comendo" suas doenças.

Mulder atirou nele para protegê-lo, assim como não utilizou o dom do homem para curar sua doença cerebral porque viu em seus olhos todo o sofrimento que o processo causava.

O homem, porém, não morreu, e ficou escondido até ser descoberto pelo xerife e levado para curar a mulher de uma doença renal. Doggett tentou levar o homem embora da cidade, mas foi baleado pelo xerife e seus homens.

O sacerdote conseguiu escapar para, depois, ao curar Doggett de seus ferimentos mortais, finalmente encontrar a paz e deixar para trás a dor causada pelas doenças dos outros.

Doggett, seguindo conselho de Skinner, não informa o caso ao Bureau para não prejudicar todos os envolvidos com os arquivos-X.

* Um dos melhores episódios da temporada, apesar de não contar com Gillian Anderson. Mulder apareceu em flashbacks emocionantes e a atuação de Robert Patrick não prejudicou a excelente história(foi ótima a sacada de Mulder não ter se curado para poupar o sacerdote de sofrer ainda mais).

Continua...

No comments: