4/01/2024

Do Além

 



Bom o filme "Do Além"("From Beyond", 1986, Dur.: 85 min., Dir.: Stuart Gordon), que mostrou dois cientistas(Edward Pretorius(Ted Sorel) e Crawford Tillinghast(Jeffrey Combs)) realizando um experimento que visava expandir a glândula pineal, o que faria a pessoa desenvolver um sexto sentido e aumentar a sua percepção do mundo ao redor. 



A experiência inicial termina com a morte de um deles(Pretorius), o que faz com que Crawford fique sob a custódia de uma psiquiatra(a Dra. Katherine McMichaels(Barbara Crampton)), que insiste que o procedimento deva ser repetido. Sendo observada de perto pelo policial Bubba Brownlee(Ken Foree), a dupla volta a usar a máquina e mergulha todos os envolvidos em um pesadelo. 



A trama - baseada na obra de H. P. Lovecraft - é boa, mas sofre com a precariedade dos efeitos especiais e com algumas cenas bizarras e de gosto duvidoso que mostram os personagens lutando contra as criaturas.



As atuações também são exageradas e muitas vezes prejudicadas pelos já citados efeitos toscos(principalmente no caso de Combs, que sofre com uma maquiagem sinistra). Salva-se a presença de Barbara Crampton, que manda muito bem desde o começo, com direito a algumas cenas ousadas até demais. 



A meia-hora final capricha no trash, com os protagonistas sendo levados até um hospital e depois retornando para o local da experiência para resolver de vez a situação. Como acontece em muitas histórias de horror, esta não termina nada bem, o que é sempre algo louvável. Nota: 6,5.


No comments: