9/12/2021

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

 

Gostei de "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"("Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings", 2021, Dur.: 132 min., Dir.: Destin Daniel Cretton), filme que mostrou o exímio lutador marcial Shang-Chi(Simu Liu) tendo que enfrentar o pai, que lidera a organização criminosa Dez Anéis, para impedir que ele liberte uma poderosa entidade de outra dimensão, que pode levar a humanidade à extinção. 

O violento Xu Wenwu(Tony Chiu-Wai Leung), que treinou o filho para ser um assassino, teve a mente nublada pela criatura vampírica e acredita estar resgatando a esposa(Ying Li, interpretada por Fala Chen), que havia sido morta por bandidos e foi vingada por Shang-Chi quando ele tinha apenas 14 anos. Querendo deixar para trás seu passado sombrio, o "Mestre do Kung-Fu" abandonou sua família e mudou-se para a América, onde viveu até ser reencontrado pelo pai. 


Em sua missão, o herói conta com a ajuda de Katy(Awkwafina), sua melhor amiga; de Xialing(Meng'er Zhang), sua irmã mais nova; e de todos os moradores de Ta-Lo, a vila secreta onde sua mãe nasceu, onde ainda vivem sua tia Ying Nan(Michelle Yeoh) e também vários animais mágicos, como o simpático Morris e um poderoso dragão. 


A trama é simples, flui com perfeição e apresenta ótimas e coloridas sequências de ação, como a do ônibus, a dos andaimes no prédio e a extensa batalha final, onde Shang-Chi e companhia lidam primeiro com as tropas de Wenwu e depois com os monstros sugadores de almas.


No final, Shang-Chi herda o poder dos dez anéis e, junto com Katy, passa a integrar o círculo de protetores da Terra, participando logo de cara de uma reunião com Wong(Benedict Wong), Bruce Banner e a Capitã Marvel(na primeira das cenas extras). A segunda cena pós-créditos mostrou que Xialing agora comanda o império dos Dez Anéis no lugar do pai, tendo o vilão Punho de Lâmina(Florian Munteanu) como um de seus tenentes.


Além dos dois vingadores já citados, a história trouxe ainda participações do Abominável(Tim Roth)(que luta contra o parceiro Wong, como o trailer já havia antecipado) e do falso Mandarim(Ben Kingsley), que redime-se após ter integrado a farsa mostrada em "Homem de Ferro 3" e passa a fazer parte da turma que mora em Ta-Lo. 


O Shang-Chi das telas é bem diferente do personagem clássico das HQs, mas isso não é um problema, pois do jeito como foi apresentado pode tranquilamente atuar ao lado dos Vingadores e enfrentar toda sorte de inimigos, desde os capangas comuns até os mais sinistros superseres.


O elenco liderado por Simu Liu está afiadíssimo e merecem destaque as ótimas presenças da veterana Michelle Yeoh e de Awkwafina, que viveu a divertida companheira de aventuras de Shang-Chi. A Marvel acertou mais uma vez e seu longo reinado nos cinemas ainda está longe de acabar. Nota: 8,5. 



No comments: