9/05/2021

Homem-Máquina

 

Boa a edição dedicada ao "Homem-Máquina" da coleção de capa vermelha da Salvat. O encadernado começou trazendo a primeira aparição do personagem no Universo Marvel, em 1977, numa história escrita e desenhada por seu criador Jack Kirby. "O Rei" desenvolveu o robô X-51 para uma série baseada no filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço". 

Nesta primeira aventura, vemos a máquina criada pelo cientista Abel Stack fugindo do exército e conhecendo um de seus grandes amigos, o psiquiatra Peter Spaulding. Na sequência, o robô une-se ao Coisa e à Jocasta para combater o letal Ultron em uma história de duas partes escrita por Tom DeFalco e desenhada por Ron Wilson. Jocasta começou a trama em crise, sentindo-se triste e reclamando por ter sido abandonada pelos Vingadores. 


Ela foi a responsável involuntária pelo retorno de Ultron e encontra conforto junto ao Quarteto Fantástico e ao Homem-Máquina. Fechando a revista, tivemos a clássica minissérie em quatro partes escrita por DeFalco e desenhada por Herb Trimpe e Barry Windsor-Smith. 


Lançada em 1984, a aventura mostrou Aaron Stack ressurgindo em 2020 e encontrando uma nova família junto aos Sucateiros da Madrugada, grupo formado por Expér, Velô, Cérebro, Ranza e seu antigo amigo Gears Garvin. O time entra em guerra contra Sunset Bain(dona da Corporação Baintronics) e o Homem-Máquina enfrenta e derrota o Homem de Ferro de 2020(Arno Stark). 


Esta divertida história contou com uma arte inspirada da dupla Trimpe e Windsor-Smith e apresentou ainda uma versão futurista de Jocasta, que passou toda a sua vida ao lado da inescrupulosa Bain. Vale registrar que o Homem-Máquina visto aqui é bem mais heróico que a azeda e cínica versão atual(que recentemente participou de várias aventuras estreladas pelo Homem de Ferro). 



No comments: