6/05/2021

X-Men 34

 

Boa a edição 34 de "X-Men", que veio parruda(136 páginas) e trouxe a conclusão da série "X-Men: Gold" - o título estrelado pela equipe dourada - e as duas primeiras partes da saga "Extermínio". A primeira história mostrou Tempestade enfrentando Uovu e ganhando o reforço dos X-Men, que foram convocados pelo Criador de Tormentas. Ela consegue derrotar o deus maligno mas esgota os poderes do martelo asgardiano no processo. Com a morte de Uovu, todas as pessoas por ele ressuscitadas(inclusive os pais de Ororo e Ainet) desintegraram-se. 

Depois, os X-Men vão até Port Washington ajudar Brian Morrison, um garoto de 14 anos que é um mutante nível ômega e está com os poderes descontrolados. Assim que Kitty consegue acalmá-lo, o garoto é baleado na cabeça por um civil que estava assustado com toda a destruição causada por ele. A equipe leva-o até um hospital e a aventura termina sem que os heróis saibam se ele sobreviveu ou não à cirurgia. Foi uma história que explorou bem a sempre tensa relação entre os humanos e os mutantes.


Na sequência tivemos um pequeno texto onde o roteirista Marc Guggenheim despede-se do título e diz ser um grande fã do trabalho desenvolvido por Chris Claremont em sua histórica e longa passagem pelos títulos mutantes. A terceira história da revista trouxe um conto do passado, com a Kitty Pryde de 14 anos indo passar suas férias no acampamento de verão. No começo tudo parece bem, mas Kitty logo descobre que até mesmo suas amigas mais íntimas(Madison e Sarah) tratam os mutantes de forma preconceituosa. 


Pryde envolve-se brevemente com Asher(um jovem capaz de criar fogos-fátuos) e no final faz as pazes com suas colegas de cabana. Trama bem interessante, que teve como destaque a parte em que Kitty usa seus poderes para dar uma lição em um grupo de monitores júniores que estavam roubando os pertences dos campistas. A seguir tivemos o começo da saga "Extermínio", com roteiro de Ed Brisson e arte de Pepe Larraz. 


Os jovens X-Men começam a ser perseguidos por Ahab e seus farejadores e também por uma versão mais jovem de Cable, que está determinado a acabar com a estadia da equipe original de Xavier no futuro. Logo no começo da primeira aventura, Ahab assassina a vampira Tempestade Sangrenta, que estava tendo um encontro com o jovem Scott Summers. Logo a seguir, o jovem Cable mata sua versão futura e captura o jovem Homem de Gelo. 


A segunda parte iniciou mostrando o jovem Cable atacando Calvin Rankin(o Mímico) e os vários grupos de X-Men reunindo-se para enfrentar a crise. O time original, então, é atacado nos jardins do Instituto Xavier pelo jovem Cable, que captura o jovem Anjo e depois remove as suas asas. Após o sequestro de mais um de seus colegas, a Jean original decide unir-se aos ex-integrantes da X-Force, todos discípulos do falecido Nathan Summers. 


Kitty decide separar os X-Men em equipes menores para proteger os jovens remanescentes de forma mais eficaz, mas seus planos são interrompidos por um ataque direto de Ahab ao Instituto. A história terminou com o velho Logan sendo transformado em um farejador. Gostei destas duas primeiras partes da minissérie, que tiveram muita ação e uma trama que fluiu bem.


No comments: