6/23/2021

Black Hammer 3

 

Muito bom o terceiro volume de "Black Hammer", que trouxe a primeira parte do arco "Era da Destruição", com roteiro de Jeff Lemire e arte de Dean Ormston. Estou prestes a soltar grandes spoilers então, se você ainda não leu a série, siga por sua conta e risco. A HQ começa com Lucy Weber dizendo para os outros que sabe como voltar para casa e subitamente desaparecendo, graças à mais uma artimanha da Madame Libélula. 

A nova Black Hammer começa então uma longa jornada que à leva até "A Antessala"(onde ela é enganada pelo barman e necromante Lonnie James), ao Inferno(quando faz pela primeira vez um uso pleno de seus poderes e toca o terror nos demônios do lugar, obrigando o Diabo a libertá-la) e à Storyland(onde conhece Storyman e sua família: Contador de Páginas, Dama Mistério, Romance e Editor). 


Esta passagem claramente homenageia a Casa dos Mistérios da DC, Sandman e os Pérpetuos, e temos até uma versão estilizada da banda Ramones fazendo uma empolgada performance. Há ainda um quadro que faz referência à série "Sweet Tooth"(criada por Lemire) e outro que faz uma lembrança à minissérie "Do Inferno". Vale mencionar que Black Hammer foi acompanhada em parte de sua viagem pelo fantasma de Jack Sabbath, um herói das antigas de Spiral City. 



Enquanto isso, na Fazenda, os heróis finalmente traçaram um plano para tentar escapar mas dois deles foram tragados de volta pelas manipulações de Libélula: Abe acertou-se com Tammy após o surgimento de uma versão mais benevolente do Xerife Trueheart e Barbalien conseguiu ser aceito e começou um relacionamento romântico com o Padre Quinn. 

Lucy, então, escapa das distrações fabricadas por Libélula e volta para a Fazenda, onde confronta a bruxa e também o Coronel Weird. Ao mesmo tempo, Talky-Walky voltou a funcionar por um curto período e alertou a Menina de Ouro sobre a traição de Libélula. Vendo-se encurralados, Weird e a feiticeira abrem o jogo e fazem a bombástica revelação de que a cidade de Rockwood nunca existiu.

A última história explica que Abraham Slam, Barbalien e Menina de Ouro foram mantidos em hibernação dentro da nave do Coronel Weird na Parazona. A Fazenda foi o fruto de um complexo feitiço lançado pela Madame Libélula, que criou uma realidade compartilhada nas mentes de seus colegas. Libélula e Weird fizeram isso para manter o equilíbrio cósmico entre luz e trevas após a morte do Antideus. Se os heróis ficassem na Terra, seu poderoso inimigo certamente acabaria voltando para destruir o Universo. 

Quando Lucy atravessou o portal para a Parazona encontrou a nave de Weird e a Cabana dos Horrores mas foi prontamente contida pela Madame Libélula. Gail, obviamente, ficou irada com o que lhe aconteceu e Abe pediu para retornar para sua amada Tammy, mas a bruxa explicou que ela foi perdendo o controle do feitiço com o tempo e a Fazenda já não existia mais. 



Também foi esclarecido que o Black Hammer original morreu após despertar e entrar desprotegido na letal Parazona e que a complexa IA de Talky interagiu com o computador da nave e usou suas partes para enviar algumas sondas para o espaço(foi um destes equipamentos que atraiu a atenção de Lucy). No final, o confuso e enigmático Coronel Weird avisa para os colegas que a nave está prestes a deixar a Parazona e isto não pode mais ser revertido. 

Weird constantemente tem visões sobre o futuro e acredita estar fazendo a coisa certa, mas será que todo o sacrifício dos heróis foi em vão e seu retorno significa que o Antideus surgirá mais uma vez? Este gancho deixado foi excelente e este volume conseguiu ser ainda melhor que os dois primeiros. Recomendo!


No comments: