Blog com fichas e resumos de filmes e HQs, notícias bizarras, meus poemas, memes e muito mais.
6/26/2018
Os Fabulosos X-Men: Segunda Gênese
Muito boa a edição "Os Fabulosos X-Men: Segunda Gênese", dos clássicos da Salvat, que trouxe as primeiras onze histórias da carismática segunda geração dos X-Men. As divertidas aventuras escritas por Len Wein, Chris Claremont e Bill Mantlo e desenhadas(muito bem) por Dave Crockum estão repletas de fatos importantíssimos para a cronologia dos mutantes e são indispensáveis para todos os fãs dos velhos e bons quadrinhos da Marvel. Seguem abaixo pequenos resumos das tramas vistas nesta recomendada edição:
"Giant Size X-Men" 1 - a icônica estreia dos Novos X-Men, pelas mãos da dupla Wein e Crockum. Noturno, Wolverine, Banshee, Tempestade, Solaris, Pássaro Trovejante e Colossus são recrutados pelo Professor Xavier para ajudarem Ciclope a resgatar os antigos X-Men(Anjo, Homem de Gelo, Polaris, Destrutor e Garota Marvel) das garras de Krakoa, a Ilha Viva.
A missão deste novo time é bem-sucedida e, no final, Krakoa(que estava alimentando-se da energia dos mutantes) é arremessada no espaço pelos poderes combinados de Polaris, dos irmãos Summers e de Tempestade. Destacam-se aqui as ótimas primeiras aparições de Noturno(perseguido por uma turba raivosa em um vilarejo na Alemanha), Tempestade(atuando de forma imponente como uma verdadeira Deusa dos elementos) e Colossus(que usa seus poderes para salvar sua irmã Illyana de um trator desgovernado).
Estes novos personagens tinham tanta química juntos que salvaram não apenas o título dos X-Men mas também a Marvel de um período de grave crise financeira.
"Uncanny X-Men" 94 e 95 - o "simpático" Solaris deixa a equipe, junto com todos os membros antigos. A única exceção é Ciclope, que fica com a incumbência de liderar e treinar os novatos, que são devidamente apresentados à Sala de Perigo. Em sua segunda missão, os Novos X-Men lutam contra o Conde Nefária e seus homens-animais, que invadiram o QG do Norad(o comando de defesa aérea norte-americano) no Monte Valhalla.
Nefária ameaça usar o arsenal nuclear armazenado no local mas é impedido pelos X-Men. No final, o vilão tenta fugir mas seu avião é destruído pelo imtempestivo Pássaro Trovejante, que age sem pensar e acaba sendo morto pela explosão do veículo. Esta sequência da morte do apache é bem marcante, pois Charles Xavier sente toda a dor sofrida por seu aluno.
"Uncanny X-Men" 96 - lamentando a morte de John Proudstar, Ciclope acaba libertando Kierrok, um poderoso demônio filho dos N´Garais, que toca o terror na Mansão Xavier. Os planos malignos da criatura são detidos por Tempestade, que veda o marco sepulcral de onde ela saiu e a manda de volta para sua dimensão. Esta história marcou a estreia de Moira MacTaggert(como uma governanta da Mansão, cargo que a grande cientista só deve ter aceitado graças à sua amizade com Xavier) e mostrou pela primeira vez a claustrofobia de Ororo, uma das principais características da heroína.
"Uncanny X-Men" 97 - Claremont assume sozinho os roteiros da revista pela primeira vez. Lilandra começa a atormentar os sonhos de Xavier, que decide tirar férias e deixa a equipe temporariamente. Eric Escarlate tenta matar o professor e para isso controla as mentes de Destrutor e Polaris, que enfrentam seus antigos companheiros no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Os X-Men frustram os planos de Escarlate, que foge junto com Alex e Lorna(que ostentou um visual bem legal nesta aventura).
"Uncanny X-Men" 98, 99 e 100 - Estas três histórias são ótimas e mostram os X-Men mais uma vez lidando com os Sentinelas. Os robôs caçadores de mutantes foram enviados por Steven Lang, que criou o Projeto Armagedom para exterminar os homo superior.
Após o primeiro confronto, Wolverine, Jean Grey, Banshee e Xavier são capturados e levados até a base de Lang, que fica numa plataforma espacial abandonada pela SHIELD. Tempestade, Ciclope, Noturno e Colossus vão ao espaço junto com o astronauta Peter Corbeau(coadjuvante clássico dos X-Men e dos Vingadores) para resgatar os colegas.
Na estação espacial, os X-Men enfrentam e derrotam os X-Sentinelas, robôs que imitam as aparências e poderes dos X-Men originais. Lang morre durante a batalha e Jean Grey é obrigada a sacrificar-se e usar todas as sua habilidades para passar por uma tempestade solar para levar os amigos de volta à Terra em uma nave severamente avariada.
A sequência final é emocionante e merece destaque o belo visual de Jean, que durante toda a aventura usa um vestido de festa rasgado acima dos joelhos por Wolverine(que aqui apaixonou-se pela colega de time). A primeira história contou com uma bem-humorada participação de Stan Lee e Jack Kirby, e estas histórias também mostraram o primeiro "arremesso especial" da dupla Colossus e Wolverine.
"Uncanny X-Men" 101, 102 e 103 - Os X-Men conseguem voltar à Terra ilesos graças à Jean Grey, que teve seus poderes turbinados por uma entidade cósmica e pela primeira vez aparece como a Fênix, usando o conhecido uniforme verde e dourado e dizendo as seguintes palavras: "Eu sou o fogo! A vida encarnada! Agora e para sempre eu sou a Fênix!"
Sei que tudo isto foi alterado mais tarde e que quem surgiu das águas da Baia Jamaica não foi a verdadeira Jean, mas isto não tira toda a emoção dos momentos mostrados nesta e nas edições anteriores. Enquanto Jean recupera-se, Xavier manda os X-Men tirarem férias e o grupo(meio a contragosto) vai até a Irlanda visitar o Castelo Cassidy, lar de Banshee.
Lá, o quinteto formado por Banshee, Colossus, Noturno, Tempestade e Wolverine enfrenta Black Tom Cassidy e Fanático, que foram contratados por Eric Escarlate para matar Charles Xavier. A batalha entre heróis e vilões estende-se demais mas tem alguns bons momentos, como a grande briga entre Colossus e Fanático. Merecem destaque ainda os quadros que mostraram um pouco do passado de Ororo.
Infelizmente, as duas histórias finais foram comprometidas pela desnecessária, bizarra e inexplicável presença dos leprechauns que habitavam o castelo dos Cassidy e ajudam os X-Men na vitória contra seus inimigos. Claremont mandou mal nessa e, pelo que eu saiba, os leprechauns nunca mais deram as caras novamente...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment