6/20/2018

Operação: Tempestade Galáctica(5)


"Capitão América" 198 trouxe a Fase Final de "Operação: Tempestade Galáctica", que foi uma saga bem divertida de ler. Na primeira história do gibi, escrita por Mark Gruenwald e desenhada por Rurik Tyler, "Ela" e Quasar enfrentam o Superskrull e tentam impedir que a nega-bomba seja levada até a galáxia kree.


Chantageado pelos skrulls, que ameaçam detonar a bomba em nosso sistema solar, Quasar permite que ela seja transportada até seu destino final. Após perceber que só a presença do artefato afetou negativamente o Sol, o herói usa seus poderes para tentar remediar a situação, que só é resolvida graças aos esforços de Binária, que consegue reverter a proliferação de antimatéria que estava matando a estrela.

Totalmente esgotada, Carol Danvers é levada por Quasar(antes dele partir para o Império Kree) até a Mansão dos Vingadores para recuperar-se. A segunda história; de Gerard Jones, Jeff Johnson e Stephen B. Jones; mostra os últimos esforços de Visão, Magnum e dos demais Vingadores para tentar impedir a detonação da bomba negativa.


Os heróis lutam contra os skrulls, discordam frontalmente sobre o que fazer(uma marca desta saga) mas não conseguem deter a explosão da nega-bomba. A grande discussão vista aqui foi entre Visão e Magnum: enquanto Simon Willians estava disposto a tudo para evitar a tragédia, o então frio sintozóide pretendia permitir que os krees fossem destruídos para salvar a Terra. No final, o Visão perde o debate e deixa que seu colega tome a decisão a respeito do que fazer.

A conclusão da saga foi escrita por Bob Harras e desenhada por Steve Epting. A explosão devastou Hala e todos os mundos do Império Kree, deixando poucos e perplexos sobreviventes. Quasar chega até o local da detonação e descobre que todos os Vingadores sobreviveram, até mesmo Visão e Magnum.

A dupla foi salva por estar localizada exatamente no centro da detonação, onde havia um vácuo, já que toda a força explosiva projetou-se para fora. Ao longo dos anos já vi várias explicações esquisitas para determinados eventos, e esta até que não foi das piores, e ainda foi justificada no texto por um fato real.

Os demais vingadores atingidos pela explosão foram salvos pelos poderes de Starfox e Sersi, que usou suas habilidades de transmutação para transformar seus corpos em matéria inerte, o que permitiu que eles sobrevivessem. Agora reunidos novamente, todos os Vingadores rumaram para Hala para encontrar o Capitão América.


Rogers também sobreviveu à explosão, juntamente com Rapina e a Inteligência Suprema, que revela para os dois que foi o responsável pela Guerra Kree-Shiar e manipulou todos os eventos que levaram à criação da nega-bomba. O objetivo da Inteligência era sacrificar 90% da população kree, o que permitiria que os sobreviventes escapassem de um beco-sem-saída evolucionário e sofressem uma mutação que os tornaria mais fortes.

Após saber desta triste verdade, o Capitão Atlas(que obedecia cegamente às ordens da Inteligência) suicida-se e leva a Doutora Minerva junto com ele. Os Vingadores, então, dividem-se mais uma vez. Enquanto um grupo - liderado pelo Homem de Ferro - decide matar a Inteligência Suprema e encerrar de vez com a sua ameaça, um outro - liderado pelo Capitão América - defende que eles não podem participar de uma execução.

Mesmo sem saber se a Inteligência Suprema é ou não um ser vivo, o grupo do Homem de Ferro(formado por Cavaleiro Negro, Sersi, Hércules, Visão, Magnum e Thor) decide ignorar os apelos do Capitão e destruí-la. Stark e companhia atacam e derrotam a Inteligência e não mudam de ideia(com exceção do Thor) nem quando estabelecem que o inimigo pode ser um amálgama de tecido orgânico e material cibernético.


É o Cavaleiro Negro quem desfere o golpe fatal no coração da Inteligência que, entretanto, já havia estabelecido um plano de fuga para continuar existindo na forma de dados. Logo após o duelo entre os Vingadores e a Inteligência, Lilandra chega ao planeta e toma posse de todo o Império Kree, que será governado pela agora vice-rainha Rapina.

Lilandra garante aos Vingadores que o portal estelar junto ao Sol não será mais utilizado, e a saga termina com um desolado Capitão dizendo a ela(e, por tabela, aos colegas) que a vida merece ser apreciada e jamais destruída. Esta reta final da história teve muita ação de qualidade e também debates caprichados entre os personagens que, no início dos anos 1990, já começavam a atuar em um mundo mais complicado, onde a linha que separava os heróis dos vilões foi ficando cada vez mais tênue.

* Se na primeira "Guerra Civil" eu fiquei do lado do Capitão América no embate ideológico com o Homem de Ferro; gostei mais da posição defendida por Stark em "Operação: Tempestade Galáctica". O Capitão estava bem chato e intransigente em suas opiniões, embora nenhum de seus colegas mais radicais(como Sersi, por exemplo) tenham cogitado facilitar a sua vida durante uma missão tão difícil quanto a que eles tiveram.

No comments: