6/16/2018

Operação: Tempestade Galáctica(2)


"Capitão América" 195 trouxe a segunda fase de "Operação: Tempestade Galáctica", que apresentou aventuras repletas de ação, muitos desentendimentos entre os integrantes dos Vingadores e foi bem legal de ler. Na primeira parte, Thor, Sersi, Visão e Quasar resgatam os tripulantes da Estação Starcore e testemunham a chegada de uma armada shiar em nosso sistema solar.

Os heróis descobrem que os sistemas de dobras das naves alienígenas estão usando o Sol como fonte de energia e causando letais erupções solares, como a que destruiu a Starcore. Na reunião com todos os Vingadores, o Capitão propõe que a equipe realize missões diplomáticas para convencer krees e shiars a cessarem suas hostilidades. Estas foram as equipes definidas pelo Capitão em conjunto com o Homem de Ferro e a Viúva Negra:

Missão no Império Kree - Capitão América, Agente Americano, Homem de Ferro, Cristalys, Hércules, Cavaleiro Negro e Sersi.

Missão no Império Shiar - Thor(Eric Masterson), Magnum, Visão, Feiticeira Escarlate, Capitã Marvel, Starfox e Relâmpago Vivo(o personagem mais obscuro nestas formações).

Equipe em prontidão na Terra - Mulher-Hulk, Harpia, Falcão, Mulher-Aranha, Hank Pym(que miniaturizou os prisioneiros shiars e krees feitos pelo time), Vespa, Gilgamesh e Gavião Arqueiro.



Após dar um chilique por não ter sido escolhido para ir ao espaço, Clint Barton usa as partículas Pym para voltar a ser o Golias e toma o lugar do Agente Americano na equipe que vai até os shiars, o que leva a um novo piti, desta vez de John Walker.

Este capítulo termina mostrando que a Imperatriz Lilandra conta com a maléfica Rapina como uma de suas conselheiras de guerra. Na segunda parte, vemos a equipe do Capitão chegando ao espaço do Império Kree e enfrentando soldados shiars que ocupavam um posto avançado dos krees.

Os Vingadores vencem os shiars mas são cercados por Shatterax e por naves krees, o que leva o Homem de Ferro a tomar a decisão de render-se aos seus inimigos. Na história seguinte, vemos o time de Thor chegando ao espaço shiar e testemunhando o ataque de um caça kree a uma colônia local.


A situação chama a atenção do Gladiador, o que - obviamente - leva a um combate do poderoso alienígena contra Magnum e o Deus do Trovão, que sai vitorioso no final. Masterson despacha o Gladiador usando a fenda espacial que iria servir de rota de fuga para a equipe.

Os Vingadores descobrem, ainda, presença skrull na nave que devastou a colônia shiar. Eles conseguem determinar a localização do Mundo Imperial Shiar e, ao chegarem lá, são cercados por inúmeras naves da superpotência alienígena. A última história do gibi mostra a equipe do Capitão chegando em Hala e escapando das mãos de Ronan, o Acusador, graças aos poderes de Sersi, que disfarça seus companheiros.


O Homem de Ferro(que foi mais um a dar um "showzinho", insatisfeito por ter tido sua armadura camuflada pela magia de Sersi) e Clint Barton conseguem localizar a sede do governo kree, enquanto o Capitão e os demais enfrentam e derrotam Korath, o Perseguidor, um dos integrantes do time formado pela Inteligência Suprema na edição anterior.

* O Relâmpago Vivo(Miguel Santos, que tem poderes elétricos) foi criado por Dann Thomas, Roy Thomas e Paul Ryan em 1990, surgiu como um inimigo dos Vingadores da Costa Oeste e depois tornou-se um membro do time.


* Os créditos das histórias desta edição incluem nomes como Tom DeFalco, Steve Epting e Bob Harras.

No comments: