4/08/2016

Eixo(3)


A terceira edição da minissérie "Eixo" trouxe as três partes finais da saga, que teve um total de 9 edições nos EUA. Este último volume foi intitulado "Nova Desordem Mundial" e teve texto de Rick Remender e arte de Adam Kubert, Leinil Francis Yu, Terry Dodson e Jim Cheung.

A trama começou com uma grande batalha em Nova York envolvendo os X-Men, o time de vilões "invertidos" e os Vingadores. Merece destaque a briga do pacifista Deadpool contra Apocalipse, que leva a melhor e arranca a cabeça de seu oponente. O Homem-Aranha não consegue desarmar a bomba genética dos mutantes, que é contida graças ao sacrifício do vilão Carnificina.


Na Latvéria, a Feiticeira Escarlate enfrenta Mercúrio e Magneto e, após invocar um feitiço que afetaria seus familiares, acaba descobrindo que Magneto não é o seu pai. O Doutor Destino recruta o Doutor Vodu e seu irmão(Daniel Drumm) para confrontar a vingadora e impedir que ela destrua seu país.

Em Nova York, o Homem de Ferro descobre que o Caveira Vermelha foi escondido por Jarvis e está sob a proteção de Steve Rogers(que veste uma armadura para poder participar do combate) e seus aliados. O Caveira também foi invertido pelo encantamento liberado em Genosha e está disposto a usar os poderes mentais de Xavier para reverter os seus efeitos.


Os confrontos ficam cada vez mais acirrados, e um dos mais curiosos envolve Thor e Loki, que consegue erguer Mjolnir e usá-lo contra o Deus do Trovão. Os Vingadores malignos atacam o grupo de Rogers, que só não é derrotado graças à intervenção de Apocalipse, que muda de lado após um belo discurso proferido pelo decapitado Deadpool.

O Homem-Aranha e Dentes-de-Sabre também ajudam na batalha, que encerra-se com a chegada do Doutor Destino, que traz com ele a Feiticeira Escarlate(possuída por Daniel Drumm), Magneto e os outros que estavam na Latvéria. Recriando as circunstâncias da derrota do Massacre, o Caveira, Destino e a possuída Wanda conseguem reverter o feitiço e fazer com que todos voltem ao normal.


Bem, quase todos, já que o Homem de Ferro consegue proteger-se dos efeitos da magia com um escudo que também impede que Destrutor e Dentes-de-Sabre voltem ao que eram. Quando ainda estavam "invertidos", os vilões gravaram um vídeo assumindo toda a responsabilidade pelos atos malignos cometidos por X-Men e Vingadores, limpando assim a barra dos heróis, fato que não surpreende Steve Rogers, que sabe que este é o tipo de sacrifício que um herói de verdade faria.

A trama termina com um Tony Stark ainda maligno, com Gênese novamente jovem e com o Caveira Vermelha aprisionado pelo Doutor Destino. Gostei da divertida história, que manteve um bom ritmo desde o começo, teve muita ação e humor e um final eletrizante.

No comments: