4/30/2016

Kardec


Gostei de "Kardec"(Ed. Barba Negra, 2011), biografia em quadrinhos do francês Allan Kardec, o codificador e maior divulgador da Doutrina Espírita. A trama, escrita por Carlos Ferreira e desenhada por Rodrigo Rosa, mostra como o renomado autor e educador Hippolyte Léon Rivail começou a investigar o fenômeno das "mesas girantes" e tornou-se o mais importante nome do Espiritismo.

Merece destaque a relação de Kardec com a família Baudin, que acaba levando o escritor a descobrir a grande missão de sua vida. As páginas finais são bem legais, mas bem que a história podia continuar um pouco mais ou ter explorado outros aspectos da vida de Kardec ao longo de suas mais de 100 páginas. O ponto alto da história acaba sendo a bela arte criada por Rosa.

***

"Biografia de Allan Kardec
(Fonte: http://www.e-biografias.net/allan_kardec/)

Allan Kardec (1804-1869) nasceu em Lyon, França, no dia 3 de outubro de 1804. Foi criado numa família católica. Desde jovem mostrou inclinação para o estudo das ciências e da filosofia. Estudou na Escola Pestalozzi, em Yverdun, Suíça. Tornou-se discípulo de Pestalozzi. Dedicou-se ao ensino durante 30 anos.

Dominava vários idiomas, entre eles, alemão, inglês, holandês, italiano e espanhol. Traduziu para o alemão diversas obras didáticas de educação. Era membro de várias sociedades sábias, entre elas, a Academia Real de Arras. De 1835 a 1840, fundou, em sua casa, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia Comparada, Astronomia, etc.

A partir de 1855 iniciou suas experiências com o mundo da espiritualidade. Passa a adotar o pseudônimo de Allan Kardek. Entre os anos de 1855 e 1869 dedica-se a estabelecer as bases da Codificação Espírita, no aspecto filosófico, científico e religioso. Durante 12 anos dirigiu a Revista Espírita de estudos psicológicos, lançada em abril de 1855. Ainda nesse ano, Funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, com o objetivo de promover estudos que favorecessem o progresso do espiritismo.

Hippolyte Léon Denizard Rivail morreu em Paris, França, no dia 31 de março de 1869.

Obras de Allan Kardec:

Plano Proposto para Melhoramento da Instrução Pública, 1828
Curso Prático e Teórico de Aritmética, 1824
Gramática Francesa Clássica, 1831
Catecismo Gramatical da Língua Francesa, 1848
Ditados Especiais Sobre as Dificuldades Ortográficas (1849)
O Livro dos Espíritos, Parte Filosófica, 1857
A Revista Espírita, 1858
O Livro dos Médiuns, Parte Experimental e Científica, 1861
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Parte Moral, 1864
O Céu e o Inferno, A justiça de Deus Segundo o Espiritismo,1865
A Gênese, os Milagres e as Predições, 1868"


No comments: