8/25/2013

Tubarões!!!

Neste post, uma breve análise dos 4 filmes da saga "Tubarão", que como tantas outras começou espetacular e terminou de forma melancólica:

"Tubarão"("Jaws", 1975) - um dos clássicos de Steven Spielberg, mostra o chefe de polícia Brody(Roy Scheider), da pequena cidade de Amity, enfrentando um monstruoso tubarão branco que está atacando a população local. A parte final do filme, que mostra Brody, um biólogo marinho(Hooper, interpretado por Richard Dreyfuss) e o experiente pescador Quint(Robert Shaw) indo para o mar para derrotar a fera foi muito bem feita e é uma verdadeira aula de ação, suspense e terror.



























Destaque para a clássica trilha de John Willians(que indicava que o tubarão estava por perto) e para as boas atuações de todo o elenco. Sem dúvida, um de meus favoritos. Nota: 9.



"Tubarão 2"("Jaws 2", 1978) - Brody está de volta e, embora naturalmente inferior ao primeiro, este filme até que tem seus bons momentos, como a paranóia do protagonista em relação aos tubarões(que o leva a ser desacreditado), os ataques aos jovens nos veleiros e o embate final contra a criatura(que desta vez não é explodida, mas eletrocutada, novamente em grande estilo). Nota: 7.

























"Tubarão 3"("Jaws 3-D", 1983) - O protagonista é Mike(Dennis Quaid), filho mais velho de Brody, que trabalha em um parque aquático que é atacado por um gigantesco tubarão, que busca vingança pela morte de seu filhote, que foi levado ao local para ser exposto como uma atração e não resistiu ao cativeiro. O filme não empolga e tem um final bem fraco. Destaque para as presenças no elenco de Louis Gosset Jr. e de uma jovem Lea Thompson. Nota: 5,5.


























"Tubarão 4 - A Vingança"("Jaws: The Revenge") - interpretado por um novo ator, Mike mais uma vez enfrenta um tubarão, depois que o irmão mais novo Sean é devorado por um ataque em Amity e a viúva de Brody(esta sim interpretada pela atriz do filme original, Lorraine Gary) começa a achar que os bichos vieram vingar-se da família. Com pouca emoção, nenhum suspense e um roteiro medíocre, este filme é simplesmente horrível. Nem a presença de Michael Caine salva... Nota: 4,5.


No comments: