8/06/2013

Homem-Animal

Um herói meio obscuro do qual eu sempre gostei é o "Homem-Animal", que atualmente está saindo no Brasil na revista "Dark", e tem uma das séries mais legais da reformulada DC. Em breve escreverei mais sobre esta nova fase. Neste post, falarei sobre as informações básicas do herói e sobre a 1ª edição de outra fase cultuada: a escrita por Grant Morrison(um dos grandes roteiristas de HQs da atualidade) no final dos anos 80 e começo dos 90.

"Animal Man" 1 foi publicada aqui em "DC 2000" 3, e tem uma das capas mais legais que eu já vi(imagem abaixo). A história("O Zoológico Humano", 1ª de um arco em 4 partes) mostra o dublê Buddy Baker decidindo treinar para voltar a ser um super-herói de verdade, após vários anos sem agir, e tentar ingressar na Liga da Justiça. Buddy tem uma esposa(Ellen)e 2 filhos(Cliff e Maxine).


























Após uma frustrante aparição na TV, Buddy recebe um pedido de ajuda do Laboratório Delta, em San Diego. O laboratório foi atacado e vários macacos foram fundidos em uma massa disforme. Aqui termina esta aventura inicial, que foi desenhada por Chas Truog. Na sequência do arco, o Homem-Animal descobre que o laboratório conduzia bizarras experiências com primatas, que tinham como objetivo a criação de uma bactéria mutante de antraz, que seria utilizada pelos militares.



























O responsável pelo ataque ao laboratório foi o herói Fera Bwana(cujos poderes são o controle telepático de animais e a capacidade de fundir 2 organismos numa forma híbrida), que pretendia resgatar uma das macacas torturadas no lugar, com a qual ele dividia um elo mental. Por causa disso, ele podia vivenciar toda a dor sentida por ela nas experiências.


























O Homem-Animal acaba ajudando o Fera Bwana a livrar-se da contaminação por antraz, ao qual ele foi exposto quando tirou a macaca do laboratório. No final, o Fera Bwana perde a sua amiga e tem apenas uma satisfação: conseguir vingar-se do cientista responsável pelos sinistros experimentos. Já nesta primeira aventura, Buddy Baker viu-se envolvido num enredo complexo, que explorou a forma predatória como o homem trata a natureza. A cidade grande é mostrada como um lugar sórdido, que oprime seus moradores.

Numa trama paralela, Ellen e seus filhos enfrentam cruéis caçadores/baderneiros e a esposa de Buddy chega até a ser ameaçada de estupro. Como deu para notar, Morrison explorava temas chocantes e adultos, que destoavam do que normalmente era visto nos gibis da época, tanto aqui quanto nos EUA.



























* Buddy Baker, o Homem-Animal, foi criado por Dave Wood e Carmine Infantino em 1965 e apareceu pela 1ª vez na edição 180 da revista "Strange Adventures". Eterno coadjuvante, Baker só voltou aos holofotes depois da mega-saga "Crise nas Infinitas Terras", quando foi revivido por Morrison, que escreveu as 26 primeiras edições da série do herói.

* O Homem-Animal adquiriu seus poderes após ficar perto da explosão de uma nave extraterrestre. Baker tem a capacidade de absorver as habilidades dos animais que estiverem perto dele. Dessa forma, pode voar como os pássaros, ter a força das aranhas e até mesmo regenerar-se como as minhocas.


No comments: