6/21/2009

Dia dos Mortos

Gostei do filme Dia dos Mortos("Day of the Dead", 2008, 87 min., Dir.: Steve Miner), refilmagem da clássica produção de mesmo nome dirigida pelo mestre George Romero em 1985. A história é a mesma de sempre: uma experiência do governo dos EUA(que procurava criar armas biológicas) dá errado e acaba liberando uma praga zumbi sobre a pequena cidade de Leadville.













No início, os infectados apenas tossem e sangram pelo nariz, mas com o tempo "apagam" e acabam virando perigosas criaturas, que vivem apenas para comer carne humana. As regras também se repetem: quem é mordido vira zumbi, e só pode ser detido quando seu cérebro for destruído.

Não gostei muito da maquiagem que colocaram nos zumbis, carregada demais, prefiro o visual clássico(só umas olheiras e pele pálida, e pronto). Também achei esquisito os zumbis darem saltos e andarem pelas paredes(vai ver a experiência do governo tinha também o sangue do Homem-Aranha no meio). Acho mais apavorante aquele andar lento, ou então a fúria mostrada em "Extermínio", mas aqui eles exageraram na agilidade dos mortos-vivos.

Outra "novidade" é o fato de que alguns zumbis lembravam de certas coisas de quando eram vivos. Assim, temos um zumbi apaixonado, que não ataca a mulher que amava e vira uma espécie de mascote dela e um cientista que vira um zumbi super-inteligente, que lidera as demais criaturas.

O começo do filme é muito fraco e dá vontade de desistir, mas depois a coisa melhora, com muita carnificina promovida pelos zumbis(as cenas no hospital e nas ruas são ótimas), cenas até que interessantes de ação e um ritmo bom(filmes desse tipo não podem enrolar muito, senão perdem a graça).

O final até que é legal, mas tinham que colocar um desnecessário zumbi pulando na câmera no último segundo, só para manter o clichêzão do gênero. Aliás, clichê é o que não falta(zumbi escondido atrás de cortina, zumbi saindo de lugares óbvios, personagens maus se dando mal, etc.).

No elenco, destaque para um pequena participação de Ving Rhames e para a protagonista Mena Suvari, muito bem como Sarah Bowman, a soldado que lidera o pequeno grupo de sobreviventes contra os zumbis.

Sendo bem generoso, dou uma nota 7 para o filme, por causa de Mena, das boas cenas de ação e de alguns bons momentos nojentos que aparecem na tela.

***

Para terminar, duas fotos da bela atriz Mena Suvari, que ficou conhecida após interpretar a cheerleader pela qual o personagem de Kevin Spacey sente-se atraído em "Beleza Americana". Agora com 30 anos, Mena já participou de vários filmes, como "Beijos que Matam", "A maldição de Carrie", os 2 primeiros "American Pie", "Domino" e "Uma garota irresistível".













No comments: