6/02/2009

Os Maiores Clássicos do Demolidor(4)

O 4º e, até o momento, último volume de "Os Maiores Clássicos do Demolidor de Frank Miller" foi lançado pela Panini em setembro de 2004. O volume reuniu as edições 187 a 191 da revista "Daredevil" e a edição 28 da revista "What If".













Este volume mostra as últimas histórias da 1ª passagem de Frank Miller pelo título do Demolidor, e o principal destaque vai para a dramática ressurreição da personagem Elektra. Os principais inimigos enfrentados pelo Demolidor são os ninjas do Tentáculo e a Viúva Negra aparece como a principal coadjuvante.

A seguir, um resumo e alguns comentários sobre as 6 histórias apresentadas neste volume:

Força Desmedida(Daredevil 187) - Com seus supersentidos mais uma vez descontrolados, o Demolidor procura a ajuda de seu antigo mestre Stick para conseguir voltar ao normal. Enquanto isso, a Viúva Negra(Natasha Romanov) tenta evitar que o corpo do assassino Kirigi seja roubado do necrotério por ninjas do Tentáculo. Ela acaba sendo envenenada e fica às portas da morte. Kirigi é ressuscitado, e tem como missão acabar com a vida de Stick.

O Ferrão da Viúva Negra(Daredevil 188) - Stick consegue ajudar Matt Murdock e trazer o Demolidor de volta à ativa. Kirigi ataca Stick e seus companheiros de ordem(Garra, Rocha e Flecha) e é derrotado por eles. A Viúva Negra, com seu corpo dissolvendo-se graças ao veneno do Tentáculo, encontra o Demolidor lhe pede ajuda.













Cerco(Daredevil 189) - A Viúva Negra morre, mas é salva pelos poderes de Rocha, que restitui a sua energia vital. Na sequência, os heróis enfrentam vários ninjas do Tentáculo e, apesar de todos seus esforços, teriam sido derrotados se Stick e Flecha não se sacrificassem para poder contê-los. Durante a batalha Garra(outro dos amigos de Stick) já havia morrido.

A Viúva Negra fica preocupada com a forma como Matt Murdock anda agindo e, após conversar com Foggy, descobre que - por causa da morte de Elektra e dos últimos acontecimentos - ele vem tratando mal a sua noiva Heather, tornando-a extremamente dependente dele. Foggy e Natasha, então, armam um plano e acabam com a corrosiva relação dos dois.













Depois de meditar e recuperar suas forças, Rocha diz à Matt e Natasha que o Tentáculo - após perder Kirigi - tentará trazer outro assassino da morte e o único integrante morto do grupo que encontra-se na cidade é Elektra.

Ressurreição(Daredevil 190) - Matt, Natasha e Rocha tentam impedir que o Tentáculo traga Elektra de volta à vida. Eles não conseguem evitar que o corpo de Elektra seja roubado do cemitério, mas chegam à tempo de parar o ritual que a transformaria numa fantoche do Tentáculo. Usando as técnicas ensinadas por Stick, o Demolidor purifica a alma de Elektra, deixando-a pronta para ser ressuscitada por Rocha, que transfere para ela sua energia vital.














A história - muito boa - mostra como Elektra, no passado, tentou ingressar na ordem de Stick mas foi considerada indigna. Para ter seu valor reconhecido, ela decide atuar no Tentáculo como agente dupla, mas acaba sendo corrompida no processo. Graças ao amor de Matt, ela volta a ser a mesma pessoa de antes, e por isso Rocha(já cansado pelos vários anos de luta) decide sacrificar-se para que ela volte a viver.

Nas primeiras páginas, vemos Elektra tentando - sem sucesso - escalar uma muralha que só poderia ser alcançada por aqueles que tem paz de espírito. No final, a renascida ninja consegue alcançar esse objetivo, o que mostra que não só seu uniforme mudou(de vermelho para branco), mas também o modo como ela encara o mundo.













Miller também explorou nessa história a relação do Demolidor com o Rei do Crime, que(por razões pessoais) o ajuda a encontrar e derrotar os ninjas do Tentáculo. As palavras de Wilson Fisk para Matt: "Nós precisamos um do outro, Demolidor. De certa forma, somos parceiros. Nós somos o poder nesta cidade".

Roleta-Russa(Daredevil 191) - nesta famosa história, o Demolidor joga roleta-russa com o Mercenário, que então estava paralisado numa cama de hospital. Matt decide desabafar com seu letal inimigo(relembrando fatos de seu passado e questionando seu modo de agir) após viver uma dramática experiência com um garoto(Chucky) que o idolatrava por causa do modo violento como ele lidava com os criminosos.

Matt Murdock, Agente da Shield (What If 28) - a história mostra o que aconteceria se Matt Murdock virasse um agente da Shield. Nesta realidade alternativa, Matt é levado por Tony Stark para a Shield logo após sofrer o acidente que lhe deu poderes, e lá é treinado para controlar e explorar suas habilidades. Mas, antes de virar um agente, ele tem que resgatar seu pai das garras da organização Hidra, que pretende utilizar seus dons em ações terroristas.

Já estamos em 2009, e ainda não saiu o volume 5 desta coleção, com o essencial arco "A Queda de Murdock", que marcou a 2ª passagem de Frank Miller pelo título do Demolidor. Em breve comentarei a história, após reler mais uma vez a versão publicada nos formatinhos da Abril.

* Aparece em Daredevil 188, o tanque de isolamento de sons e odores, um dos elementos mais legais utilizados no filme do Demolidor. Na história, o Demolidor só começou a recuperar o controle de seus sentidos após entrar no tanque e ouvir as sábias palavras de Stick.

* Como é visto aqui e na antiga mini do Wolverine, Miller é especialista em desenhar histórias repletas de ninjas. Alguns momentos das 2 histórias são bem parecidos, como a 1ª página da história "Cerco".

No comments: