9/30/2021

Superaventuras Marvel 97

 

Boa a edição 97 de "Superaventuras Marvel", que foi quase que totalmente dedicada ao Demolidor. Na primeira história, ele é sucessivamente atacado pelos bandidos contratados por Mary Tyfoid. Em meio à uma passeata contra as armas nucleares e à parada da Independência, Matt Murdock é brutalmente surrado por Bullet, Guerrilheiro, Balaço e a debochada dupla Anta e Mula. 

Os golpes fazem com que Murdock tenha alucinações com o pai e alguns velhos inimigos e, na conclusão, o herói fica â mercê de Tyfoid, que o atira do alto de uma ponte. Esta aventura teve ação do começo ao fim e merecem destaque os bons desenhos de John Romita Jr. 


A segunda história condensou três edições originais e mostrou o Tocha Humana tentando ajudar - sem muito êxito - Karen Page a localizar o sumido Demolidor. Ao mesmo tempo, o Rei do Crime confronta Tyfoid, pois queria que Murdock apenas sofresse e não fosse morto(ao menos não logo de cara). 


Após dormir com Fisk, Tyfoid retornou até a ponte e resgatou Murdock, que estava entre a vida e a morte. No hospital, Matt é observado por Karen até que Mary chega e revela o relacionamento de ambos para ela. Confrontado pela namorada, Matt murmura o nome "Mary", o que faz Karen deixar o local aos prantos. 


Complementando a revista tivemos mais um conto de Zabu. Maa-gor descobre que o tigre ainda está vivo, leva Kevin Plunder até o local e ordena que o garoto mate seu amigo felino. O próximo capítulo trará o desfecho desta interessante sequência de aventuras. 


Amantes Eternos

 

Bom o filme "Amantes Eternos"("Only Lovers Left Alive", 2013, Dur.: 123 min.. Dir.: Jim Jarmusch), que mostrou o reencontro dos vampiros Adam(Tom Hiddleston) e Eve(Tilda Swinton), numa história cheia de momentos bizarros, tiradas filosóficas e referências culturais. 

O charme da produção está nos diálogos afiados entre os talentosos Hiddleston e Swinton, e merece destaque ainda a marcante participação de Mia Wasikowska(que fez a inconsequente vampira Ava, irmã caçula de Eve). Nota: 7,5. 


9/29/2021

Superaventuras Marvel 96

 

Bom o número 96 de "Superaventuras Marvel", que iniciou trazendo duas histórias estreladas pelo Justiceiro, que enfrenta Hector Montoya, bandido cujas ações acabaram causando a morte de sua família no Central Park. Montoya - recém-saído da cadeia - está sendo seguido por Jason Hunt, o filho de uma de suas vítimas, e fez uso de uma poção cardiotóxica não-detectável para livrar-se de antigos inimigos. 

Frank Castle fica no meio do desigual confronto entre Hunt e Montoya, que no final morre vitimado por sua própria substância. As duas aventuras tiveram ainda uma breve participação especial do Demolidor, que ajudou o "amigo" quando ele foi exposto à poção e quase morreu nas mãos de alguns dos punks que perambulam por Nova York. 


Na sequência, o Demolidor e Karen Page seguem uma dica dada pelo garoto skatista Butch e salvam duas crianças que foram vendidas e seriam usadas em filmes para adultos. Page usou suas antigas conexões com a indústria pornô para ajudar Murdock no caso. 


Enquanto isso, Mary passa a lutar pelo controle de sua mente com Tyfoid, que decide contratar alguns pesos pesados(Bullet, Balaço e Guerrilheiro) para acabar de vez com o Demolidor. Nas páginas finais, Butch decepciona-se com Murdock após vê-lo traindo Karen com a doce Mary. 

Young Rock

 

Boa a primeira temporada da série "Young Rock" que, em seus 11 episódios, contou várias histórias da vida do astro Dwayne Johnson. Os relatos dos tempos da infância e da faculdade são bem legais, e só não gostei muito da parte que abordou o Ensino Médio. 

O divertido seriado contou ainda com algumas participações especiais(com destaque para Rosario Dawson e Randall Park) e imaginou Johnson concorrendo à presidência dos Estados Unidos no futuro, num cenário que é bem possível, já que os norte-americanos já elegeram celebridades como Ronald Reagan e Donald Trump. 

* "The Rock" foi interpretado por três atores: Adrian Groulx(10 anos), Bradley Constant(15 anos) e Uli Latukefu(dos 18 aos 20 anos). 

9/28/2021

Superaventuras Marvel 95

 

Legal a edição 95 de "Superaventuras Marvel", que trouxe a estreia de um novo título do Justiceiro, com roteiro de Carl Potts e desenhos de Jim Lee, então em começo de carreira. Na história, Frank Castle resolve um complicado caso de família envolvendo mafiosos enquanto corre contra o tempo para honrar seus familiares perdidos no Central Park. Destaque para a última fileira de quadrinhos em cada página, que apresentou o trágico dia em que Castle morreu e surgiu o Justiceiro. 

Depois, vemos Kevin Plunder sendo obrigado a matar pelo "pai adotivo" Maa-gor, enquanto o tigre Zabu começa a recuperar-se de seus ferimentos. A terceira história(de Ann Nocenti e Steve Ditko) foi meio esquisita e mostrou o Demolidor enfrentando o Coruja e também uma guerra entre as gangues dos Bombardeiros e dos Canibais. Ao mesmo tempo, o bandido e o bebê vistos na trama do blecaute voltaram a dar as caras. 


E finalmente veio a história "O Que Aconteceria Se o Quarteto Fantástico Não Tivesse Ganhado Seus Poderes", escrita e desenhada por John Byrne. Neste novo cenário apresentado pelo Vigia, a viagem espacial de Reed Richards é um grande sucesso e o cientista cria um vasto complexo científico dedicado à pesquisa e tecnologia. 


Após as instalações serem atacadas por um monstro gigante, Reed rastreia sua origem e vai junto com seus companheiros habituais até a Ilha dos Monstros, onde encontram e enfrentam o Toupeira. O tagarela vilão revela seus planos de conquista mundial para o quarteto, que mesmo sem poderes consegue fugir dele e de seus monstros subterrâneos. No final, o Toupeira destrói a própria ilha, selando para sempre seu acesso à superfície. Este foi um exemplar apenas regular da clássica série "What If...?". 


Lua de Sangue

 

Bom o filme "Lua de Sangue"("Blood Moon", 2021, Dur.: 82 min., Dir.: Emma Tammi), que contou a história de Esme(Megalyn Echikunwoke), que muda para uma pequena cidade e tem problemas para manter um grande segredo: seu filho de dez anos, Luna(Yonas Kibreab), é um lobisomem. 

Nada de muito original, mas vale pela boa presença da protagonista e pelas competentes cenas de suspense(o monstro só é mostrado na reta final). Nota: 6. 


9/27/2021

Superaventuras Marvel 94

 

Bom o número 94 de "Superaventuras Marvel", que começou trazendo duas histórias protagonizadas pelo Justiceiro, que luta contra Lydia Spoto e seu Exército Secreto de Libertação, que planejava libertar da prisão os assassinos condenados Gary Saunders(um serial killer de mulheres) e Charlie Samson(personagem que fez uma clara referência ao maníaco Charles Manson). 

Após muitos tiros e reviravoltas, só Frank Castle chega ao final vivo para contar a história. Na sequência, o tigre Zabu é severamente ferido pelo selvagem Maa-gor, o Poderoso, que decide sequestrar Kevin Plunder e transformá-lo em seu filho e herdeiro. 


Fechando a revista, tivemos uma divertida história que mostrou o Quarteto Futuro enfrentando e derrotando o perigoso Jakal. Merece destaque a relação entre os pequenos Katie e Franklin, que brigam o tempo inteiro mas acabam sendo os responsáveis pela queda do perigoso alto snark. No fim, Richards retorna para a Mansão dos Vingadores, que na época abrigava o Quarteto Fantástico. 

Hawkeye

 Na imagem abaixo, o primeiro pôster da série "Hawkeye": 




9/26/2021

Superaventuras Marvel 93

 

Gostei da edição 93 de "Superaventuras Marvel", que em sua primeira história mostrou o Justiceiro em ação no México, enfrentando um grupo de contrabandistas de gente - os famosos "coiotes" - que estão matando as pessoas que deveriam levar até os Estados Unidos. Frank Castle ganha a ajuda de um velho xamã e de uma jovem garota(que quase foi violentada) no combate decisivo contra os bandidos. 

A segunda história foi estrelada pelas crianças do Quarteto Futuro, que conhecem o pequeno Franklin Richards, uma espécie de quinto integrante da equipe. Eles ajudam o kimeliano Kofi - que caiu com sua nave na Terra - e são perseguidos pelo letal "grande snark" chamado de Jakal. A terceira aventura apresentou o tigre dentes-de-sabre Zabu salvando o jovem Kazar dos pterodáctilos. Infelizmente, eles logo em seguida ficam frente a frente com uma nova ameaça. 


Fechando a revista, veio uma aventura apenas regular do Demolidor, escrita por Fabian Nicieza e desenhada por Ron Lim. Nela, Matt Murdock ajuda um velho amigo(o veterano da Guerra do Vietnã Willie Lincoln) que está sendo perseguido por um vietnamita em busca de vingança por um ato abjeto cometido pelos soldados norte-americanos durante o conflito. 


O Mauritano

 

Bom o filme "O Mauritano"("The Mauritanian", 2021, Dur.: 129 min., Dir.: Kevin Macdonald), que contou a história - baseada em fatos reais - de Mohamedou Slahi(Tahar Rahim), um homem que ficou preso em Guantánamo por 14 anos sem provas concretas e sem ser formalmente acusado pelo governo norte-americano. No elenco, destaque para as presenças de Jodie Foster, Benedict Cumberbatch e Shailene Woodley. Nota: 7. 

9/25/2021

O Esquadrão Suicida

 

Muito bom o filme "O Esquadrão Suicida"("The Suicide Squad", 2021, Dur.: 132 min., Dir.: James Gunn), que mostrou a equipe de criminosos comandada pelo governo norte-americano realizando uma perigosa e essencial missão na nação de Corto Maltese: destruir uma poderosa arma que colocará todo o mundo em risco se for utilizada. 

A Força Tarefa X logo descobre que a "arma" é o monstro alienígena Starro, que foi descoberto pelos EUA e há décadas estava sendo mantido preso para a realização de bizarras experiências. A intervenção do Esquadrão acaba libertando a criatura, que não está nada feliz com o tratamento que lhe foi dado pelos humanos. 


Com direito à muito sangue e sem poupar personagens, a produção contou com ótimas cenas de ação e o duelo final contra Starro foi espetacular. A dinâmica trama deu espaço para que vários dos vilões(alguns deles bem obscuros) brilhasse e teve ainda boas piadas e até um pouquinho de drama. 


Além da estrela Arlequina(Margot Robbie), merecem destaque as participações da durona Amanda Waller(Viola Davis), do coronel Rick Flag(Joel Kinnaman), do protagonista Sanguinário(Idris Elba), do hilário Tubarão-Rei(que foi dublado por Sylvester Stallone), do maníaco Pacificador(John Cena) e da Caça-Ratos 2(Daniela Melchior), que roubou todas as suas cenas. 


Há ainda vários outros integrantes(como o esquisito Doninha) e sempre acho legal quando a história transcorre e não sabemos quem irá ou não sobreviver. O vasto elenco teve ainda a presença de Alice Braga, que interpretou Sol Soria, a líder da oposição ao governo ditadorial de Corto Maltese. 


"O Esquadrão Suicida" entra para a lista dos melhores filmes de super-heróis já produzidos e fica a torcida para que façam uma continuação, e que esta seja ainda mais louca e divertida que o original. Nota: 9,5. 



* Cleo Cazo, a Caça-Ratos 2, foi criada por James Gunn e herdou de seu pai o aparelho que a faz controlar os ratos. O Caça-Ratos das HQs é Otis Flannegan, que foi criado por Alan Grant, John Wagner e Norm Breyfogle e apareceu pela primeira vez em "Detective Comics" 585, de 1988. 


A Caça-Ratos 2. 

Superaventuras Marvel 92

 

Boa a edição 92 de "Superaventuras Marvel", que iniciou trazendo um interessante encontro entre o Justiceiro e o Demolidor, que é apresentado pelos pontos de vista dos dois heróis. A dupla vai atrás de Alfred Coppersmith, um halterofilista que passou a envenenar produtos farmacêuticos após ser demitido pela Corporação Zum e matou cinco pessoas. 

Enquanto Frank Castle está louco para matar Alfred, Matt Murdock deseja levá-lo para ser julgado e pagar por seus crimes. O Demolidor vence o breve duelo entre ambos e entrega o bandido para as autoridades. No final, Alfred - que perdeu sua vaga de trabalho porque não sabia mexer com computadores - abandona a ideia de suicídio e aceita ser defendido por Matt Murdock. 


Estas histórias seguem bem atuais e os roteiristas Mike Baron e Ann Nocenti exploraram bem as opiniões e métodos seguidos pelos dois vigilantes. Depois a revista trouxe mais um conto de Zabu, que mostrou o bichano escalando uma montanha para salvar o jovem Kevin Plunder das garras de um pterodáctilo. 


A última história foi estrelada pelos membros do Quarteto Futuro, que despedem-se de seus amigos asgardianos Hogun, Volstagg e Fandral e enfrentam o vilão Carmody, o Bicho-Papão. Além disso, vemos Julie bastante brava com um de seus irmãos que a fez receber um bilhete do diretor da escola. 

Ota

 Morreu o quadrinhista e editor Otacílio d'Assunção, o Ota





9/24/2021

Superaventuras Marvel 91

 

Boa a edição 91 de "Superaventuras Marvel", que começou mostrando uma história bem marcante do Justiceiro, que foi escrita por Mike Baron e desenhada por Whilce Portacio. Nela, o personagem vai atrás do Retalhador(Roky Vance) e conduz uma operação que resulta nas mortes de todos os envolvidos com as transações ilícitas em Wall Street. Infelizmente, o Microchip Júnior foi assassinado pelos bandidos e a página final da aventura mostrou Castle entregando o corpo do rapaz para seu pai. 

Depois, vemos Thor, Balder e companhia enfrentando uma guerra para conseguir escapar de Hel após resgatar as almas roubadas de Midgard. Hela usa todos os seus recursos contra os asgardianos e o grande herói da trama acaba sendo Skurge, o Executor, que sacrifica-se para permitir a fuga de seus companheiros(numa cena bem legal, que foi referenciada no filme "Thor: Ragnarok"). Skurge já havia sido o responsável pela destruição de Naglfar, um navio construído com as unhas dos mortos, e que seria por eles usado para navegar até Asgard e acabar com os deuses. 


Thor teve tempo ainda de nocautear o cão Garm e na sequência partiu para a Terra junto com as almas salvas de Hel. A terceira história do gibi foi um Conto de Zabu, que mostrou o tigre dentes-de-sabre passando por uma pequena aventura para curar um grave ferimento em suas costas. 

Fechando a revista, vemos uma arrasada Shanna lidando com as supostas mortes de Kazar e de Zabu, que aparentemente foi abatido por Ramona Courtland no zoológico do Bronx. Ela foi aprisionada no Hospital Bellevue, de onde foi salva pelo Aranha, e terminou a trama sendo alvejada no apartamento dos Courtlands pelo Doutor e uma mulher que fazia-se passar por Ramona. 


Esta "saga" foi concluída em uma edição especial estrelada por Homem-Aranha e Kazar. Sei que já tive esta edição em mãos, mas não lembro quase nada sobre a história. E, só para registrar, a partir deste número "Superaventuras Marvel" passou a contar com 84 páginas!