8/24/2021

Feiticeira Escarlate

 

Boa a edição dedicada à Feiticeira Escarlate da coleção de capa vermelha da Salvat. O encadernado começou apresentando a primeira aparição da personagem, numa história escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby e publicada na distante "X-Men" 4, de 1964. Wanda estreou fazendo parte da Irmandade de Mutantes de Magneto, ao lado de seu irmão Mercúrio e dos vilões Groxo e Mestre Mental. 

Na história a Irmandade invade e tenta destruir a nação de Santo Marco, mas é impedida pelos X-Men. Os jovens mutantes são salvos de uma bomba por seu mentor Charles Xavier e logo de cara fica claro que a Feiticeira e o velocista Pietro(que desativa uma bomba nuclear que aniquilaria Santo Marco) não ficariam muito tempo aliados ao Mestre do Magnetismo e seus comparsas. 


A seguir vieram seis histórias dos Vingadores da Costa Oeste(todas escritas e desenhadas por John Byrne) onde a Feiticeira sofre bastante. Nas três primeiras, ela mostra-se ansiosa por recuperar as memórias e emoções de seu marido Visão e acaba caindo numa armadilha, sendo possuída por um parasita chamado de "Aquele Que Perdura". A criatura, especialista em sobrevivência, planejava abandonar os decadentes homo sapiens e estabelecer-se nas mentes dos evoluídos mutantes.



O culto liderado por Jeremiah Randômico é derrotado pela intervenção do Capitão América, da Mulher-Hulk e dos Vingadores Centrais, com o Sr. I sendo fundamental para a interrupção dos planos do parasita. Não gosto muito destas aventuras, apesar delas terem alguns momentos interessantes. Na próxima história, Wanda usou seu poder de alterar probabilidades para trazer Jim Hammond, o Tocha Humana original, de volta à vida heróica. 


Fechando a edição, os Vingadores recebem uma visita da bruxa Agatha Harkness, são atacados pelo Mestre Pandemônio(Martin Preston) e descobrem que os filhos da Feiticeira(Thomas e William) não passam de duas partes perdidas de Mefisto. Wanda usou seus poderes para conjurar as crianças e o Mestre foi manipulado pelo capeta a fazer o trabalho sujo de localizá-las.


No final, Agatha usou a sua magia para dispersar Mefisto(que reabsorveu as porções de sua essência que haviam sido transformadas nos gêmeos pelo feitiço de Wanda) temporariamente e trazer os Vingadores de volta à Terra. Ela também apagou a mente da Feiticeira para poupá-la do choque de saber da trágica verdade sobre os seus filhos. 


A volta de Hammond(personagem que segue na ativa ainda hoje) foi bem legal e gosto também de toda a trama envolvendo o Pandemônio, com destaque para as bizarras cenas que mostram o vilão com as crianças no lugar de seus braços. Wanda surtou com razão e as sementes plantadas aqui levariam à destruição e reformulação dos Vingadores anos mais tarde, no arco "A Queda".



No comments: