10/15/2017

Blade Runner 2049


Bom o filme "Blade Runner 2049"(2017, Dur.: 163 min, Dir.: Denis Villeneuve), que conta a história do policial replicante K(Ryan Gosling), que durante uma missão para "aposentar" um modelo antigo descobre um segredo que chama a atenção da corporação Wallace(responsável pela fabricação dos novos replicantes, que são bem mais humanos que os anteriores) e leva até Rick Deckard(Harrison Ford), que passou vários anos vivendo nas sombras para protegê-lo.

A produção segue o mesmo clima de suspense e busca existencialista do primeiro, inclusive mantendo uma música intimista e os planos longos e silenciosos, que impactam pelo visual extravagente. Os momentos violentos e sangrentos também estão lá, começando pela missão que abre o longa e terminando em uma extensa e exaustiva cena final, que traz K e Deckard lutando arduamente por suas vidas.


A pequena reviravolta do final funciona bem e é emocionante, assim como toda a relação que K estabelece com a holográfica Joi(a ótima Ana de Armas), que rende cenas belíssimas e é um dos pontos altos do filme. Todo o elenco entrega atuações convincentes, e merecem destaque as participações de Jared Leto(como o excêntrico empresário Niander Wallace), Dave Bautista(como o replicante Sapper Morton), Robin Wright(como a chefe de K) e Sylvia Hoeks(como a implacável Luv, replicante que faz o trabalho sujo de Wallace).

São mais de 2 horas e meia de duração, então não é um filme para os "fracos". O ritmo até que podia ser um pouco mais acelerado, mas a história é tão densa e consistente que não dá para criticar o estilo adotado, tanto aqui como no filme original.


Ambos são pérolas da ficção científica nos cinemas e exploram com perfeição as perguntas que todos costumam fazer: "qual é o nosso propósito?", "porque estamos aqui?", "o que acontece quando morremos?", "o que é o amor?", etc. As duas produções partem de uma premissa simples(a caça à "robôs rebeldes") e conseguem chegar à emoções e questionamentos(e respostas) bem complexas. Nota: 8,5.

* O primeiro filme("Blade Runner - O Caçador de Andróides"("Blade Runner") - 1982 - Dur.: 117 min., Dir.: Ridley Scott) destaca-se pela marcante trilha sonora(que, cá entre nós, é meio chatinha em alguns momentos) e pelo duelo entre os inspirados personagens Deckard(Ford) e Roy Batty(Rutger Hauer), lider dos quatro replicantes amotinados que são perseguidos pela polícia.


A "batalha final" entre Deckard e Batty é de tirar o fôlego e o filme ainda conta com belas participações de Sean Young(como Rachael, personagem que acaba sendo bem importante também para a continuação), Edward James Olmos e Daryl Hannah(como a replicante Pris). Nota: 8.

"Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva. Hora de morrer”

No comments: