"Há mexicanos que acreditam que as monarcas são almas de crianças falecidas, retornando ao lar ancestral."
Gostei da graphic novel "Ruínas"(Jupati Books, selo da Ed. Marsupial), de Peter Kuper, que conta a história de George e Samantha, casal que deixa Nova York e vai para Oaxaca, cidadezinha turística do México que mudará as suas vidas para sempre. A trama trata de temas e problemas cotidianos e mundanos com muita poesia e a arte de Kuper casou de forma perfeita com os exóticos cenários mexicanos.
A graphic fala ainda de uma longa e penosa greve comandada pelos professores, que protestavam contra os desmandos cometidos pelo governador da região(tema com o qual me identifiquei bastante), e acompanha a épica migração de uma borboleta monarca, numa jornada que inicia no Canadá e termina - muito tempo depois - no México.
A relação entre George e Sam é muito bem construída, a HQ tem coajuvantes que acrescentam bastante à história e o final não desaponta e acaba sendo surpreendente(eu, pelo menos, esperava por um desfecho diferente do que é apresentado). Além de tudo isso, ainda há espaço para que a rica cultura mexicana seja bastante explorada. Recomendo!!!
No comments:
Post a Comment