10/12/2017

Ruínas


"Há mexicanos que acreditam que as monarcas são almas de crianças falecidas, retornando ao lar ancestral."

Gostei da graphic novel "Ruínas"(Jupati Books, selo da Ed. Marsupial), de Peter Kuper, que conta a história de George e Samantha, casal que deixa Nova York e vai para Oaxaca, cidadezinha turística do México que mudará as suas vidas para sempre. A trama trata de temas e problemas cotidianos e mundanos com muita poesia e a arte de Kuper casou de forma perfeita com os exóticos cenários mexicanos.

A graphic fala ainda de uma longa e penosa greve comandada pelos professores, que protestavam contra os desmandos cometidos pelo governador da região(tema com o qual me identifiquei bastante), e acompanha a épica migração de uma borboleta monarca, numa jornada que inicia no Canadá e termina - muito tempo depois - no México.

A relação entre George e Sam é muito bem construída, a HQ tem coajuvantes que acrescentam bastante à história e o final não desaponta e acaba sendo surpreendente(eu, pelo menos, esperava por um desfecho diferente do que é apresentado). Além de tudo isso, ainda há espaço para que a rica cultura mexicana seja bastante explorada. Recomendo!!!



No comments: