1/27/2017

Resident Evil 6: O Capítulo Final


Bom o filme "Resident Evil 6 - O Capítulo Final"("Resident Evil: The Final Chapter", 2016, Dur.: 106 min., Dir.: Paul W.S. Anderson), que mostra a batalha final de Alice(Milla Jovovich) contra a Corporação Umbrella e seu plano(finalmente revelado às claras) de exterminar quase toda a população da Terra para que alguns poucos privilegiados possam recomeçar a humanidade aproveitando toda a infra-estrutura já existente no planeta.


O filme começa com Alice voltando à consciência em uma Washington devastada após ter sido traída por Wesker(Shawn Roberts), um dos chefões da Umbrella. Numa prática comum(que eu sempre detestei) da série, o belo cenário construído no final do filme anterior foi ignorado e nem mesmo um mísero flashback mostrando a gigantesca batalha que anunciava-se foi mostrado.


Descontando-se esta falha inicial, a produção segue em frente e entrega uma história de tirar o fôlego, que mostra Alice numa jornada desesperada para salvar a humanidade da extinção. Recebendo uma providencial ajuda da I. A. "Red Queen"(que rebelou-se contra seus mestres após descobrir seu plano genocida), a heroína fica sabendo que tem poucas horas para ir até Raccoon City, invadir a Colmeia e liberar no ar a cura que irá destruir todos os seres infectados pelo T-vírus.


Com belas cenas de ação e várias referências aos filmes anteriores, este capítulo final consegue amarrar bem a trama e tem na figura do Dr. Isaacs(Iain Glen) um grande inimigo para a determinada Alice. O filme só volta a derrapar em sua conclusão, que fica no meio do caminho e não consegue dar um fim apropriado à batalhadora personagem que marcará para sempre a carreira da talentosa Jovovich.


Gosto desta franquia, e acho que ela sempre entregou bons filmes de ação com uma pitada certeira de terror. Longe de ser perfeita, ela brilhou graças à marcante presença de Alice, aos maquiavélicos atos da Umbrella e às inúmeras criaturas zumbis que perambularam por Raccoon City e pelo resto do mundo. Que o Projeto Alice tenha chegado mesmo ao fim e possa finalmente descansar em paz(após matar os últimos zumbis que ainda restam, é claro!). Nota: 7,5.


***

Seguem abaixo os pôsteres e as notas dos 2 primeiros filmes, que ainda não tinham sido analisados pelo blog:

"Resident Evil - O Hóspede Maldito"("Resident Evil", 2002, Dur.: 100 min., Dir.: Paul W.S. Anderson) - o começo da saga teve muito horror e suspense a algumas das cenas mais legais da série(como a do laser assassino, que voltou no capítulo final). No elenco, destaque para as presenças de Michelle Rodriguez e Eric Mabius. Nota: 7,5.


"Resident Evil 2 - Apocalipse"("Resident Evil: Apocalypse", 2004, Dur.: 2004, Dir.: Alexander Witt) - Neste segundo exemplar, que também divide-se entre grandes cenas de ação e alguns momentos equivocados, Alice precisa escapar com vida de uma Raccoon City tomada de mortos-vivos. Quem rouba a cena(não totalmente, é claro) é Sienna Guillory, como a durona policial Jill Valentine. Nota: 7.

No comments: