8/12/2016

Quarteto Fantástico: A Vinda de Galactus


Comento neste post a edição "Quarteto Fantástico: A Vinda de Galactus", lançada pela Salvat e que chegou às bancas aqui do Rio Grande do Sul no final de julho. O encadernado traz nove histórias clássicas produzidas por Stan Lee e Jack Kirby e estreladas pelo Quarteto Fantástico.


A primeira aventura foi publicada originalmente em "Fantastic Four Annual" 3(de outubro de 1965) e mostra o aguardado casamento de Reed Richards e Sue Storm. Buscando vingança pelas constantes derrotas para o Quarteto, o Doutor Destino envia vários vilões até o Edifício Baxter para atrapalhar a cerimônia.

A história é bem divertida e traz inúmeras batalhas envolvendo os heróis(X-Men, Vingadores, Nick Fury, Dr. Estranho, Demolidor, Homem-Aranha) e vilões(Toupeira, Mandarim, Fantasma Vermelho, Superskrull, HIDRA, Encantor, Mister Hyde, Attuma, entre outros) que formavam o Universo Marvel em seus primórdios.


A superconfusão é encerrada graças à uma intervenção do Vigia e a aventura termina de forma hilária, mostrando os criadores Stan Lee e Jack Kirby sendo barrados na festa por agentes da SHIELD. Na sequência, temos um longo arco(que dura de "Fantastic Four" 44 até as primeiras páginas da edição 48) que apresenta os Inumanos, trazendo as estreias de personagens marcantes como Raio Negro, Gorgon, Cristalys, Dentinho, Karnak e Triton(só a Medusa já havia aparecido antes, como uma integrante do Quarteto Terrível).



Após várias batalhas meio inúteis envolvendo o Quarteto, o Homem-Dragão, Medusa e seus colegas e o inumano Perseguidor; a conclusão da história acaba sendo bem legal, com o Quarteto indo até o Grande Refúgio dos Inumanos e ajudando Raio Negro a acabar com os planos de conquista da Terra de seu insano irmão Máximus.


Insatisfeito com sua derrota, Máximus isola o lar dos Inumanos do resto do planeta, separando assim Johnny Storm de sua amada Cristalys. Estas histórias mostram ainda como os membros do Quarteto lidaram com o recente casamento de Reed e Sue, e é incrível a quantidade de foras que a Mulher Invisível leva de seu marido.


O gibi continua apresentando "A Trilogia de Galactus"("Fantastic Four" 48 a 50), icônica saga que mostra a Terra sendo ameaçada pelo Devorador de Mundos e marca a estreia do Surfista Prateado, um dos personagens preferidos de Stan Lee. A aventura começa com o Quarteto retornando à Nova York e vendo o céu primeiro coberto por um escudo de fogo e depois por uma camada de entulho espacial.


Foram duas artimanhas do Vigia, que revela ao grupo que pretendia esconder o planeta Terra do Surfista, o arauto de Galactus, um ser que alimenta-se drenando as energias de mundos, sendo eles habitados ou não. A camuflagem acaba não funcionando e o Surfista chega à Terra e envia um sinal para o Devorador de Mundos, que aterrisa em Nova York e começa a preparar as máquinas para consumir o nosso planeta.


O Quarteto tenta em vão deter os dois alienígenas, mas o Vigia mais uma vez intervém e envia o Tocha Humana em uma busca através do espaço-tempo atrás de uma poderosa arma que pode deter Galactus. Após levar um soco do Coisa, o Surfista cai no apartamento de Alícia Masters e conversa com a escultora cega, que diz acreditar que ele é um ser nobre, capaz de sentir bondade e compaixão.

Comovido pelo discurso da namorada do Coisa, o Surfista rebela-se contra seu mestre e luta para impedir que ele devore o planeta. A batalha entre ambos é interrompida pelo retorno de Johnny e por Reed Richards, que o ameaça com o Nulificador Total, uma poderosa arma capaz de destruir toda a Via Láctea.


Frustrado com toda essa oposição, Galactus finalmente desiste de seu banquete e decide partir em busca de um outro planeta para alimentar-se. Como punição por sua traição, o Surfista perde seu posto de arauto e fica impedido de deixar a Terra. Esta história é mesmo muito boa, continua emocionante ainda hoje e não foi superada pelas diversas interpretações e versões que teve ao longo destes vários anos.


As páginas finais de "Fantastic Four" 50 ainda trazem a primeira aparição de Wyatt Wingfoot como um colega de Johnny Storm na faculdade. Wyatt é um dos principais coadjuvantes da equipe e foi muito utilizado nas histórias produzidas por John Byrne.

Fechando o bom encadernado, tivemos uma história focada no Coisa e publicada originalmente em "Fantastic Four" 51. Nela, um cientista que odeia Reed e pretende destruir o Quarteto usa uma máquina para duplicar os poderes do Coisa, que retorna à forma humana no processo. Embora pareça meio tosca, a trama é bem interessante e tem um ótimo final, que mostra o quão honrado e heróico é o atormentado Ben Grimm.

1 comment:

Cássius said...

Não comprei essa, mas fico pensando...