6/12/2016

Invocação do Mal 2


Muito bom o filme "Invocação do Mal 2"("The Conjuring 2", 2016, Dur.: 133 min., Dir.: James Wan), que mostra o casal Ed(Patrick Wilson) e Lorraine Warner(Vera Farmiga) em ação na Inglaterra, ajudando mais uma família a livrar-se das garras das forças do Mal. A atormentada da vez é a menina Janet(Madison Wolfe) - de 11 anos - que começa a ouvir vozes e torna-se o ponto focal de vários fenômenos bizarros, que são testemunhados por inúmeras pessoas.


O caso ganha a atenção da mídia e da Igreja, e os Warren vão até Enfield conseguir provas sobre a veracidade das ocorrências paranormais. A produção manteve o clima soturno da primeira parte, tem algumas cenas bem apavorantes e - o melhor de tudo - conseguiu desvencilhar-se da já conhecida fórmula dos filmes de assombração.


O tormento de Janet, sua mãe e irmãos relaciona-se com uma grande ameaça que paira sobre os Warren, e os segue desde que eles marcaram presença no sinistro massacre de Amytville(que abre o filme, numa sequência bem legal). A imagem da freira macabra que assombra as visões de Lorraine, aliás, é outro grande acerto da obra.


Voltando à história da fórmula, desta vez não temos o desfecho de sempre, e sim uma reviravolta muito bem desenvolvida ao longo do roteiro, que dá significado à várias das cenas mais assustadoras. A personagem interpretada por Franka Potente também é importante, pois seu ceticismo sobre o caso de Janet é essencial para a construção dos emocionantes minutos finais.


Merecem destaque ainda as belas atuações de Wilson, Farmiga, Wolfe e Frances O´Connor, que interpreta Peggy, a mãe de Janet. Achei este filme melhor que o primeiro e esta franquia deve investir em mais investigações dos Warren, e esquecer subprodutos como o fraco "Anabelle". Nota: 8,5.

No comments: