6/29/2016

X-Men: Atração Fatal(3)


O terceiro(e último) volume de "X-Men: Atração Fatal" é o mais gordinho de todos(292 páginas) e - claro - traz as histórias mais impactantes da saga, com a dramática destruição de Wolverine(que tem o adamantium que recobria seus ossos retirado de seu corpo) e o grande confronto dos X-Men contra Magneto.


A batalha final entre Charles Xavier e o Mestre do Magnetismo ajudou na "construção" do vilão Massacre e ainda repercute até hoje no Universo Marvel, em eventos como a saga "Eixo". Outro fato importante mostrado neste volume é a "traição" de Colossus, que foi muito bem desenvolvida pelos roteiristas e deu ao sofrido personagem uma nova e interessante camada.


A edição vale mesmo pelas 2 aventuras que mostram Magneto lutando contra os X-Men. Na primeira delas, Magnus vai até o funeral de Illyana Rasputin e tem um denso debate ideológico com seu velho amigo Xavier. Na segunda, os X-Men vão ate a base do vilão para detê-lo e os dois lados compartilham mais uma batalha épica.


Esta saga fez parte da comemoração dos 30 anos de criação da equipe e merece ser relida de vez em quando. Completando a edição, tivemos histórias retiradas dos títulos mensais de "Wolverine" e "Excalibur" que mostram as consequências da saga; duas fracas histórias dos X-Men que servem apenas para ocupar espaço; e uma interessante história focada no passado de Magneto.


As histórias deste derradeiro volume foram escritas por Scott Lobdell, Fabian Nicieza e Larry Hama; e entre os inúmeros desenhistas merecem destaque as presenças de John Romita Jr., Jae Lee, Paul Smith, Andy e Adam Kubert e Roger Cruz.

No comments: