3/26/2016

Demolidor - Segunda Temporada


Comento neste post a segunda temporada da série "Demolidor", que estreou no dia 18 de março no Netflix. Os grandes destaques destes 13 novos episódios foram as estreias de dois personagens bem conhecidos do Universo Marvel: a ninja Elektra Natchios(vivida pela atriz francesa Elodie Yung) e o vigilante Frank Castle, o Justiceiro(Jon Bernthal, o Shane de "The Walking Dead").


Após derrotar o Rei do Crime(Vincent D´Onofrio), o Demolidor segue protegendo as ruas da Cozinha do Inferno, e agora precisa enfrentar as violentas e impiedosas táticas do Justiceiro e também a ameaça da organização secreta japonesa conhecida como "A Mão".


Temporada tão boa quanto a primeira, com ação do início ao fim, bom desenvolvimento dos personagens e uma história coesa. O novo uniforme do Demolidor ficou bem legal, e as cenas de luta do personagem estão ainda mais brutais do que antes. A química entre os 3 protagonistas segue funcionando, e a intrépida Karen Page rouba todas as suas cenas e(como até é dito por um dos personagens) está sempre servindo de alvo para os bandidos.


Os quatro primeiros episódios são ótimos, e Bernthal ficou muito bem no papel de Frank Castle. Não gostei do episódio 5, que mostra uma Elektra superficial e bem diferente da que eu esperava. Felizmente, a personagem ganha várias outras camadas nos episódios seguintes, que a relacionam de forma competente com todos à sua volta: Murdock, Stick e os ninjas da "Mão", as grandes ameaças da vez.


Foggy também ganha sua chance de brilhar nos episódios que mostram o julgamento do Justiceiro e o "renascimento" do Rei do Crime foi uma bela sacada. Os quatro capítulos finais são eletrizantes, e o "season finale" não desaponta, e ainda deixa 2 ótimos ganchos(atenção, SPOILERS!): Matt revela para Karen que é o Demolidor(o que deve fazer com que eles voltem a ser um casal) e Elektra é ressuscitada pela "Mão" e deve finalmente assumir a sua identidade de "Céu Negro". Que venha a terceira temporada!


Segue abaixo um guia de episódios da segunda temporada:

1. Bang - Matt Murdock(Charlie Cox) segue protegendo o povo de Hell´s Kitchen como herói e advogado, junto dos parceiros Foggy(Elden Henson) e Karen(Deborah Ann Woll). Surge um novo e misterioso inimigo, que está chacinando gangues de criminosos e vence a primeira batalha contra o Demolidor.

2.Cães na Mira - Karen e Foggy tentam ajudar seu cliente, um dos raros sobreviventes das chacinas promovidas pelo Justiceiro, que tem seu codinome citado pela primeira vez. Após recuperar-se da briga do episódio anterior, o Demolidor encara Castle mais uma vez.

3. Para Servir e Proteger - o Justiceiro e o Demolidor travam uma ótima conversa sobre seus métodos de combate ao crime, e o episódio termina de forma épica com Murdock surrando uma gangue inteira de motoqueiros. Um dos grandes momentos da temporada, que conta ainda com a participação especial da enfermeira Claire(Rosario Dawson).


4. Uni duni tê - Outro grande episódio, que mostra Frank Castle sofrendo um duro contra-ataque da máfia irlandesa. Parte do passado do vigilante é revelada, e o momento em que ele fala sobre sua família é emocionante. No final, o Demolidor salva Castle da morte e o entrega para a polícia.

5. Kinbaku - Murdock é surpreendido pela chegada de Elektra Natchios, uma antiga paixão que chega à Nova York para cuidar dos negócios da família. Um flashback mostra como os dois se conheceram e revela que Elektra quase fez Murdock matar o homem responsável pela morte de seu pai. Enquanto isso, a relação entre Matt e Karen continua a evoluir.

6. Só arrependimento - A firma "Nelson & Murdock" passa a defender Frank Castle contra a fúria da promotora Reyes(Michelle Hurd) e, numa tensa reviravolta, o caso vai a julgamento. Murdock aceita trabalhar junto com Elektra para colocar um fim nas ações criminosas da corporação Roxxon.


7. Semper fidelis - Começa o julgamento de Castle, e a vida dupla de Murdock faz com que ele deixe na mão seus colegas de firma em um momento tão importante.

8. Mea culpa - Elektra e Demolidor entram em combate contra os infinitos ninjas da organização "A Mão", e ganham a providencial ajuda de Stick(Scott Glenn), responsável pelo treinamento de ambos. Stick revela que lidera a guerra contra "A Mão", que luta para ativar uma poderosa arma que colocará a todos em risco. O julgamento de Castle sai do controle depois que o vigilante recebe uma inesperada mensagem de Wilson Fisk.

9. Sete minutos no paraíso - Episódio que destaca Wilson Fisk, e mostra o Rei do Crime tomando conta da prisão onde está detido e fazendo com que Frank Castle acabe com o seu principal oponente no local. A parceria de Murdock com Foggy e Karen é seriamente abalada após o julgamento de Castle, que acaba sendo solto da cadeia por Fisk.

10. O homem na caixa - Murdock tem um revelador encontro com Fisk, enquanto a ameaça da "Mão" cresce cada vez mais e põe em risco a vida de todos os aliados do Demolidor. Elektra quase é morta por um dos homens de Stick, e o Justiceiro salva a vida de Karen, a única que acredita que ele não é o responsável pela morte da promotora de Nova York.


11. 38 - Episódio que traz mais um belo diálogo entre Karen Page e Frank Castle. O Demolidor enfrenta mais uma leva de ninjas para salvar a vida de Claire, que larga seu emprego por discordar da política de seu hospital. Justiceiro e Murdock vão atrás de Blacksmith(grande traficante de drogas que é um dos principais responsáveis pela morte da família de Castle) e acabam enfrentando-se novamente.

12. A escuridão no fim do túnel - enquanto busca escrever uma matéria mostrando quem é o "verdadeiro" Frank Castle, Karen mais uma vez acaba correndo risco de vida. Demolidor, Elektra e Stick precisam deixar suas desavenças de lado se quiserem sobreviver a mais um encontro com os membros da organização "A Mão". O episódio traz ainda flashbacks mostrando a origem e parte do treinamento de Natchios.

13. Um dia frio no inferno - Demolidor e Elektra partem para cima da organização "A Mão", que sequestrou todas as pessoas já salvas pelo "homem sem medo". O Justiceiro deixa definitivamente para trás a sua antiga vida e aparece pela primeira vez usando o uniforme com a caveira. Jeryn Hogarth(Carrie-Anne Moss) - personagem vista em "Jessica Jones" - faz uma participação especial, oferecendo um emprego para Foggy Nelson.


* Elektra, Stick e a organização "A Mão" foram criados pelo mestre Frank Miller e apareceram pela primeira vez durante o ano de 1981, na revista "Daredevil". Elektra fez sua estreia na edição 168(de janeiro), os ninjas da "Mão" estrearam na edição 174(de setembro) e Stick surgiu no número 176(de novembro). Já o Justiceiro foi criado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita Sr. e apareceu pela primeira vez na edição 129 de "Amazing Spider-Man", de fevereiro de 1974.

2 comments:

Cássius said...

Eu preferia o nome "tentáculo" para a organização, como nos gibis, pois "mão" ficou meio ridículo. Sinto falta de explorarem mais os sentidos do DD, tinha que ter algum efeito visual para sei radar, quem nunca viu não sabe se ele é cego mesmo... os supersentidos nem foram mencionados nessa temporada. Episódio 9 foi o melhor, pois a cena do Justiceiro massacrando o pavilhão inteiro na cadeia foi uma carnificina só. Outra coisa que sinto falta são os saltos entre os prédios, pelo menos no final isso começou a aparecer com o novo bastão. Elektra não gostei, embora charmosa e ser uma boa atriz, nem se compara com os quadrinhos, aqui ela está muito frágil, e mudaram muita coisa, e tb não achei tão bonita a atriz. Justiceiro está legal, e sim, Karen Page rouba a cena.

Leandro Vargas said...

Concordo em relação ao "Tentáculo", ia ficar bem mais legal a organização com este nome.