3/02/2016

Crise nas Infinitas Terras(1)


"Mundos viverão. Mundos morrerão. E o Universo nunca mais será o mesmo."

Espetacular a edição definitiva de "Crise nas Infinitas Terras", recentemente lançada pela Panini. Com 468 páginas, o tijolo traz as 12 partes da maxissérie lançada em 1985 e uma grande quantidade de extras(que enumararei na segunda parte do post). "Crise" foi publicada em 1985 pela DC com o objetivo(bem sucedido) de simplificar a continuidade e reformar o Universo da editora(que, então, comemorava seu aniversário de 50 anos).

Abaixo, seguem pequenos resumos dos 6 primeiros capítulos da saga escrita por Marv Wolfman e magistralmente desenhada por George Pérez:

1 - A Convocação - Conhecemos alguns dos protagonistas, como o Pária(condenado a testemunhar a morte de vários universos), a Precursora(aka Layla) e o Monitor, poderoso ser que convoca 15 heróis das Terras 1 e 2 para uma tentativa de conter a onda de antimatéria que vem varrendo o Multiverso da existência. Testemunhamos ainda a morte da Terra 3, lar do Sindicato do Crime(versão maligna da Liga da Justiça) e do solitário herói Alex Luthor, que consegue salvar seu filho - o pequeno Alexander Luthor - da aniquilação.


2 - Tempo e contratempos - Os 15 convocados do Monitor são divididos em equipes que devem proteger e mais tarde acionar 5 dispositivos criados para conter a maré da antimatéria. Enquanto as Terras 1 e 2 sao sacudidas por um redemoinho temporal e os heróis começam a perceber que algo está muito errado, o Pirata Psíquico trai seus parceiros e é recrutado pelo inimigo das forças do bem. O jovem Alexander Luthor é encontrado pela Precursora.


3 - A Ameaça sobre Nós - O Monitor estuda o corpo de Alexander, que tem crescimento acelerado e é formado ao mesmo tempo por matéria positiva e matéria negativa. A onda de antimatéria continua avançando e afetando todos os lugares e épocas, tendo como testemunhas lendas como o Sargento Rock, Johah Hex e a Legião dos Super-Heróis. Na Terra 1, Novos Titãs, Renegados, Superman e Batman lutam em vão contra a destruição que rapidamente aproxima-se de todos.


4 - E o Mundo Há de Morrer! - A edição marca a primeira aparição do mago John Constantine, em uma pequena participação. O Pária salva Lady Quark da morte na Terra 6, e depois testemunha o assassinato do Monitor pelas mãos da Precursora, que estava sendo controlada pelo inimigo. A Dra. Luz é outra personagem que faz sua estreia no Universo DC, pouco antes das Terras 1 e 2 serem devoradas pela antimatéria.


5 - Mundo no Limbo - Precursora, Pária e Alexander Luthor(já em versão adulta) descobrem que o Monitor usou sua morte para salvar as Terras 1 e 2 da antimatéria, abrigando os universos destes dois mundos primordiais em um "nuloverso". As duas Terras, infelizmente, continuam em perigo pois estão se fundindo sem controle e podem acabar destruindo-se.

Os heróis dos 2 mundos ficam a par dos acontecimentos e decidem ajudar a Precursora e os outros contra o mal que ameaça a todos. O Flash(único ser capaz de atravessar dimensões sem qualquer auxílio) é capturado e torturado pelo Pirata Psíquico, e o Antimonitor aparece pela primeira vez.


6 - 3 Terras! 3 Mortes! - Enquanto o Flash segue preso no Universo de Antimatéria, o Antimonitor faz com que o Pirata Psíquico manipule as populações das 3 Terras restantes, facilitando assim a destruição destes mundos. O satélite do Monitor é destruído, e a Precursora usa todos os seus poderes para salvar as Terras 4, X e S da aniquilação. Agora, são 5 Terras que estão prestes a mesclar-se e rumam para a destruição. Brainiac chega à Terra, une-se ao Lex Luthor da Terra 1 e tenta tirar proveito do caos instalado no universo.


Continua...

No comments: