3/30/2016

Batman Vs Superman


Bom o filme "Batman Vs Superman - A Origem da Justiça"("Batman v Superman: Dawn of Justice", 2016, Dur.: 153 min., Dir.: Zack Snyder), continuação de "O Homem de Aço" que mostra a presença do Superman(Henry Cavill) no planeta sendo questionada após toda a destruição e as mortes causadas pela batalha contra Zod e os kryptonianos.


Este sentimento anti-alienígenas faz com que Kal-El entre em rota de colisão com o milionário empresário Lex Luthor(Jesse Eisenberg) e o Batman, vigilante que aterroriza os criminosos de Gotham City. O surgimento da kryptonita acaba acelerando os planos de ambos, que decidem partir para o combate efetivo contra o protetor de Metrópolis.


Esta nova versão de Luthor ficou mais ou menos, graças ao exagerado tom humorístico que os trailers já denunciavam(os trailers, aliás, fizeram o desserviço de contar toda a história). Adotando um discurso de defensor dos seres humanos, Luthor usa todos os seus recursos e inteligência para atacar e destruir o Homem de Aço.


O Batman de Ben Affleck - por sua vez - não desapontou, apresentando as características de sempre do personagem(com direito à cenas relembrando a morte dos pais de Bruce Wayne e o primeiro contato do menino com os morcegos). Como novidade tivemos a forte presença de Jeremy Irons como Alfred e a superarmadura usada no combate contra o Superman.


Como a produção serve de prelúdio para a formação da Liga da Justiça, houve espaço também para a participação da Mulher-Maravilha, que primeiro aparece investigando as atividades suspeitas de Lex Luthor e depois parte para a guerra ao lado de Kent e Wayne, dando vida à icônica Trindade dos gibis da DC. Gal Gadot está muito bem como Diana Prince e as cenas de ação da amazona ficaram espetaculares.


Os outros membros da Liga aparecem apenas rapidamente, e o filme mostra que eles estavam sendo monitorados por Luthor. As breves cenas mostram a origem de Cyborg e o Aquaman e o Flash em ação. Há também uma cena bem misteriosa - que pode ou não ser apenas um sonho de Wayne - que lembra muito todo o drama vivido pelo Flash durante a saga "Crise nas Infinitas Terras". Do elenco do primeiro filme, temos as voltas de Amy Adams(Lois Lane), Diane Lane(Martha Kent) e Laurence Fishburne(Perry White), que mais uma vez têm boas atuações.


A parte inicial do filme é bem longa(até demais!) e mostra em detalhes todos os acontecimentos e motivos que levam ao embate do Superman contra Lex e Batman. O debate sobre a presença de alguém com poderes divinos na Terra é praticamente esgotado pelo roteiro e gera cenas bem interessantes com o Homem de Aço.


A sequência final deixa as palavras para trás e mergulha de cabeça no conhecido mundo dos super-heróis, com Batman e Superman partindo para a briga, que não dura muito, e depois unindo-se para deter uma ameaça maior: o monstro kryptoniano Apocalypse, que é criado por Luthor, que usa como principal matéria prima o cadáver do General Zod(Michael Shannon).


O visual de Apocalypse é bem bizarro no começo mas logo aproxima-se do que é visto nas HQs, e o confronto contra a criatura acaba sendo bem divertido. O filme tem um tom bem sério e adaptou de forma competente os personagens da DC, mas talvez não precisasse ter uma duração tão longa. O futuro filme da Liga da Justiça tem tudo para ser um sucesso, caso repita toda a ação vista aqui e tenha inimigos de peso, como Darkseid por exemplo. Nota: 7,5.

No comments: