3/04/2016

Crise nas Infinitas Terras(2)


Neste segundo post sobre a edição definitiva da saga "Crise nas Infinitas Terras", comentarei os seis capítulos finais da trama produzida por Marv Wolfman e George Pérez e falarei também sobre os inúmeros extras da caprichada edição lançada pela Panini.

7 - Muito Além da Noite Silenciosa - esta sétima edição teve mais páginas que as demais e é um dos pontos altos da saga. Primeiro, Alexander Luthor, Pária e Lyla explicam toda a crise para representantes das 5 Terras restantes e Lady Quark(única sobrevivente da sua Terra). Ficamos conhecendo as origens do Multiverso, do Monitor e sua contraparte maligna e também do Pária.

Usando os poderes de Luthor e sendo guiados pelo Pária, um grupo com os heróis mais poderosos das cinco Terras vai ao Universo de antimatéria e invade a fortaleza de pedra do Antimonitor. Os heróis enfrentam uma feroz oposição, e apenas o Superman e a Dra. Luz entram em combate direto contra o supervilão.

Para salvar seu primo do inimigo, a Supergirl investe pesadamente contra ele, e acaba destruindo sua couraça vital e também as máquinas que estavam fundindo as 5 Terras. Infelizmente, a heroína acaba sendo morta pelo vilão, que depois foge para recuperar-se de seus ferimentos.

Eliminada por razões editoriais(a DC quis aproveitar a Crise para dar mais destaque ao Superman e torná-lo - de verdade - o último sobrevivente de Krypton), a Supergirl partiu em grande estilo e sua derradeira história(até aquele momento) acabou sendo muito boa. Abaixo, a icônica capa que mostra um inconsolável Superman com a prima falecida em seus braços.


8 - Um Clarão de Relâmpago - recuperado dos poderosos golpes da Supergirl, o Antimonitor está agora construindo um canhão de antimatéria para destruir as 5 Terras restantes. O Flash consegue libertar-se de seu cativeiro e usa o Pirata Psíquico para jogar os trovejantes contra seu mestre, o Antimonitor.


Assim como Kara havia feito na história anterior, Barry Allen sacrifica-se de forma dramática para destruir o canhão e mais uma vez danificar a couraça protetora do vilão, que decide absorver as energias de todos os mundos do Universo de antimatéria para recuperar-se de mais este revés.

9 - Zona de Guerra - Guy Gardner torna-se oficialmente um Lanterna Verde e, logo depois, quase todos os Guardiões de Oa são mortos por uma explosão de antimatéria. Enquanto isso, os supervilões são reunidos por Brainiac e Lex Luthor e decidem aproveitar o caos gerado pela Crise para atacar as 5 Terras. Após conquistar três delas, os vilões entram em guerra contra os heróis, que contra-atacam seus inimigos.


10 - Morte na Aurora do Tempo - Continua a guerra entre os heróis e os vilões, que só é interrompida graças à um aviso do Espectro, que diz que o Antimonitor ainda vive e foi para a aurora do tempo, de onde pretende mudar a história, acabando com a matéria e com toda a vida.

Com o reforço do Superboy da Terra Primordial, os heróis vão ao passado confrontar o vilão, enquanto uma equipe formada pelos vilões vai ao futuro tentar impedir que o oano Krona realize o experimento que criou o Multiverso e o Universo de antimatéria.


Energizado pelos poderes de todos os feiticeiros das 5 Terras, o Espectro consegue deter o Antimonitor, mas o combate entre ambos gera uma explosão que acaba com o Universo e com tudo que já existiu. Esta história mostrou também a Precursora atualizando os registros deixados pelo Monitor após sua morte.

11 - Abalos Sequenciais - A grande batalha contra o Anti-Monitor causou o fim do Multiverso e o surgimento de um Universo único, que reune elementos de todos os outros. Há agora apenas 1 Terra, apenas 1 versão de cada um dos personagens, e só os que estavam na aurora do tempo antes das mudanças lembram-se de tudo o que aconteceu antes.

Neste universo realinhado, sobraram ainda alguns poucos heróis nascidos em outras Terras, como o Superman e o Flash da Terra 2, o Superboy da Terra Primordial e o Alexander Luthor da Terra 3. A Precursora(que recuperou seus poderes) explica todos os fatos aos confusos heróis e - logo depois - vemos a Terra ser tragada para o Universo de antimatéria pelo Antimonitor, que ainda vive e pretende destruir seus inimigos.


12 - Crise Final - A Precursora organiza a derradeira resistência dos heróis, que vão até Qward para combater o Antimonitor enquanto os feiticeiros derrotam os demônios sombrios que perturbavam os moradores da Terra. Sob a liderança de Lyla e com uma decisiva participação da Dra. Luz, ALexander Luthor e Mulher Negativa, os defensores da Terra saem vitoriosos contra seu inimigo e conseguem levar o planeta de volta ao Universo de matéria.

O Antimonitor ainda retorna mais 3 vezes para atacar os heróis, mas é rechaçado primeiro pela força conjunta do Superman da Terra 2 e do Superboy Primordial, que permaneceram no Universo de antimatéria para cobrir a fuga de seus colegas; depois por um ataque de Darkseid(que monitorava toda a situação em Apokolips); e finalmente por um devastador golpe de um irado Kal-L.

No final, Alexander Luthor, o Superman da Terra 2 e sua amada Lois Lane e o Superboy Primordial vão para uma pequena dimensão onde finalmente encontrariam a paz(pelo menos até os eventos mostrados anos mais tarde na saga "Crise Infinita").


A lista de extras:

- Uma bela introdução escrita por Marv Wolfman.

- Um texto de Dick Giordano.

- Uma pequena galeria de esboços dos personagens.

- Biografias dos autores.

- O Compêndio da série, contendo:

* um vasto texto com os bastidores de criação da saga;
* um índex da Crise, com informações detalhadas sobre todas as edições da saga e também uma lista com todas as Terras paralelas do Universo DC e todas as aparições do Monitor antes da saga;
* uma lista bem legal com todos os crossovers da série;
* lista com os nomes de todos os personagens mostrados na saga;
* e textos falando sobre os eventos e as histórias pós-Crise; a participação da Legião dos Super-Heróis no evento e a influência da saga 20 anos após a sua publicação.

Este é, enfim, um lançamento imperdível da Panini(tanto pela história quanto pelos seus ótimos extras) que já pode ser comprado em vários sites por um preço bem camarada.

No comments: