6/12/2014

3 x 1


No jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 o Brasil venceu a Croácia por 3 x 1 na Arena Corínthians(o popular "Itaquerão"), em São Paulo. Foi um jogo difícil, e a boa Croácia saiu na frente em um gol contra de Marcelo, aos 11 minutos. Neymar empatou aos 29, chutando de fora da área. O gol da virada veio aos 26 do 2º tempo, com Neymar cobrando um penâlti cavado por Fred. Oscar marcou o 3º aos 46 do 2º tempo e definiu a vitória da Seleção, que mostrou vontade, teve uma ajuda do árbitro japonês e contou com boas atuações de David Luiz, Luiz Gustavo, Oscar e Neymar(o melhor em campo).

O Brasil, do técnico Felipão, jogou com: Júlio César; Daniel Alves, T. Silva, D. Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho(Hernanes), Hulk(Bernard) e Oscar; Fred e Neymar(Ramires).


***

A cerimônia de abertura durou 28 minutos, destacou a natureza e o povo do Brasil e também o futebol, e foi concluída por um show(meia-boca) de Pitbull, Jennifer Lopez, Claudia Leitte e Olodum.

***

"De pé, paciente paraplégico chuta bola na abertura do Mundial
(Fonte: Reuters)

Um paciente paraplégico chutou nesta quinta-feira uma bola durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Brasil com a ajuda de uma estrutura robótica que o manteve de pé, cumprindo promessa feita pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.

O paciente do projeto Andar de Novo, capitaneado por Nicolelis, estava usando o exoesqueleto, veste robótica que lhe permite andar e ter as sensações do caminhar, e chutou uma bola antes da partida de abertura da Copa entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians.

"Conseguimos", comemorou Nicolelis no Twitter após a demonstração.

O projeto, que teve sua fase de ciência básica --testes em animais, por exemplo-- feita nos Estados Unidos e financiada pelo National Institutes of Health (NIH), do governo norte-americano, teve seus preparativos finais realizados em uma laboratório na zona sul de São Paulo.

Segundo Nicolelis, o trabalho permitiu provar a hipótese de que um paciente paraplégico pode voltar a caminhar e sentir a sensação de andar novamente com a ajuda de um exoesqueleto.

A equipe liderada pelo neurocientista deve publicar em breve o resultados da pesquisa."

No comments: