12/02/2013

Uma viagem espacial

Apesar de requerer certa paciência para ser apreciado, não dá para negar que o filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço"("2001: A Space Odyssey", Dir.: Stanley Kubrick, Dur.: 160 min.) é um clássico. Produzido no distante 1968, "2001" é irretocável em termos de visual, de música(que consegue passar tranquilidade em alguns momentos, e ser assustadora em alguns outros) e de narrativa. A complexa história mostra uma missão que investiga o primeiro sinal encontrado de vida extraterrestre: um monólito negro enterrado na Lua, que os cientistas descobrem ser originário de Júpiter.


No caminho até o planeta, os astronautas da missão encontram um grande obstáculo: o supercomputador H.A.L. 9000, que comanda todos os sistemas da nave, mas "enlouquece" e volta-se contra a tripulação para não ser desligado. As ótimas cenas de H.A.L. implorando pela vida são o ponto alto do filme, pois mostram uma máquina lutando por sua existência, e a trama de "2001" é basicamente sobre vida, morte e a origem das coisas.


Depois que H.A.L. é desativado, a nave chega até Júpiter e aí é pura "viagem", numa coleção de imagens extravagantes e alucinantes, feitas para deixar o espectador "boiando". Não vou dizer que entendi(até porque não li o livro no qual o filme é baseado) tudo, mas não dá para fugir do que eu disse no fim do outro páragrafo. E enquanto via as cenas finais, acabei cantando mentalmente a música "A Banda", de Chico Buarque, sem nenhuma razão aparente. Nota do filme: 8.


P.S. 1: No link abaixo, uma crítica interessante sobre o livro:
http://sobrecafeelivros.blogspot.com.br/2013/01/2001-uma-odisseia-no-espaco.html

P.S. 2: quando eu era menor o filme passava sempre à noite, então via a parte dos macacos e acabava sempre dormindo e/ou desistindo quando começavam as lentas sequências espaciais.

P.S. 3: Clipe de "A Banda", que não tem nada a ver com o filme, mas já que o blog tem "estranho" até no nome, "tá" valendo:


No comments: