10/29/2013

Os OVNIs no jogo da Fiorentina

"O dia em que discos voadores paralisaram um jogo da Fiorentina
(Autor: Leandro Stein)

"...há quem jure ter visto ‘objetos voadores não identificados’ em pleno Estádio Artemio Franchi, casa da Fiorentina. E não foram poucas testemunhas.

O ‘avistamento de OVNI’s em Florença’ é um episódio famoso da ufologia na Itália. No dia 27 de outubro de 1954, o time reserva da Fiorentina disputava amistoso contra a vizinha Pistoiese, diante de cerca de 10 mil torcedores. E o sobrenatural tomou conta do estádio durante o segundo tempo, quando a Viola goleava por 6 a 2. Já observados nos arredores da Catedral de Santa Maria del Fiore, os objetos passaram a sobrevoar o campo por alguns minutos. Meia hora depois, fios de um material pegajoso caíram do céu. Um fenômeno comum para os ufólogos, cuja substância é chamada de “cabelos de anjo”.

O céu azul e límpido de Florença passou a ser tomado por nuvens de fumaça. Alinhados como uma esquadrilha, mais de 20 OVNI’s surgiram sobre o campo. Segundo os relatos, foram três aparições seguidas dos objetos misteriosos. Na primeira, estavam equipados com asas; logo depois, eram como chapéus chineses; e, na última, lembravam o formato mais clássico de discos voadores, brilhando nos céus e fazendo manobras em alta velocidade. Ao mesmo tempo, o pânico das testemunhas tumultuava as arquibancadas. Os jogadores permaneciam atônitos diante do inexplicável. A estranha interrupção foi até mesmo registrada pelo árbitro na súmula.

Segundo o Comitê Italiano de Controle das Afirmações sobre Pseudociência, os objetos eram aviões militares em exercício. Já a substância estranha que apareceu sobre o estádio nos momentos depois foi produzida por aranhas, em um fenômeno relacionado à migração dos insetos. Ainda assim, nada que satisfaça as testemunhas oculares do que aconteceu naquela tarde de outono.


Coincidentemente, a Fiorentina viveu sua melhor fase justamente depois de avistar o sobrenatural. O time comandado por Fulvio Bernardini conquistou a Serie A 1955/56 com incríveis 12 pontos de vantagem sobre o Milan e mantendo 33 partidas de invencibilidade – a única derrota aconteceu na última rodada. Já nos anos seguintes, a Viola foi quatro vezes seguida vice-campeã italiana, finalista da Copa dos Campeões em 1956/57 e campeã da primeira edição da Recopa Europeia.

Giuliano Sarti, Giuseppe Chiapella e Enrico Befani, todos presentes no Hall da Fama do clube, estavam em campo naquele 27 de outubro. O ponta Julinho Botelho, ídolo dos florentinos até hoje, chegou ao clube um ano depois e só pôde saber da história através dos companheiros. Se eram realmente alienígenas, eles tiveram a honra de assistir a um dos melhores times da história. Assim como fariam se a história de Beckenbauer não fosse um devaneio e realmente desafiassem o Bayern de Munique."

Para ver a matéria completa, clique aqui:

O dia em que discos voadores paralisaram um jogo da Fiorentina

No comments: