10/06/2013

Cabeçada Clássica

"Obra que representa cabeçada de Zidane em Materazzi é exposta em Doha
(Fonte: Gazeta Esportiva)


O meia francês Zinedine Zidane tem chamado a atenção em Doha, no Catar, neste final de semana de uma forma, no mínimo, inusitada. A estátua de bronze da famosa cena do jogador dando uma cabeçada no zagueiro Marco Materazzi, na final da Copa do Mundo de 2006 está exposta na capital do país árabe.

O monumento de cinco metros altura já esteve em exposição em Paris e Pietrasanta, na Itália, e agora pode ser vista pelos visitantes da Doha Corniche, local frequentado principalmente por praticantes de corrida e caminhada, que fica à beira do Golfo Pérsico.

A escultura é obra da imaginação do artista franco-argeliano Adel Abdessemed, que costuma se inspirar em momentos históricos envolvendo grandes personagens para fazer sua arte, muitas vezes provocativa.

O diretor de arte pública da Autoridade Catariana de Museus (QMA), que controla o Museu Nacional e o Museu de Arte Islâmica na capital, se impressionou com a estátua.

“A escultura do Abdessemed discursa sobre o século 21 em um estilo que remete ao século 19. Ela olha para as tragédias gregas e traça um herói caído e as fragilidades humanas”, declarou."

No comments: