10/01/2013

O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?

Esta é uma história imaginária... E não são todas?" (Alan Moore)

Bom o encadernado "Superman - O Que Aconteceu Ao Homem de Aço?", que reúne 4 histórias do Superman escritas pelo roteirista Alan Moore. As 2 primeiras, que dão nome ao gibi, foram publicadas em 1986 e serviram como uma bela despedida para o personagem, que logo em seguida seria reformulado, assim como todo o Universo DC, após a saga "Crise nas Infinitas Terras".


Com liberdade criativa total, Moore construiu uma bela aventura em 2 partes, onde o Superman enfrenta todos os seus maiores inimigos, que tentam matar não apenas Kal-El mas todos os seus amigos. Todos os personagens são muito bem retratados e os belos desenhos de Curt Swan só tornam a história ainda mais grandiosa. Os momentos finais, que mostram o cerco na Fortaleza da Solidão e a investida final dos vilões, são emocionantes(assim como o reencontro do Super com sua prima Kara, na 1ª parte da história).



A 3ª história do encadernado, "A Linha da Selva" mostra um encontro do Superman com o Monstro do Pântano, que ajuda o azulão a livrar-se da infecção causada por um fungo kryptoniano. História apenas regular.


E a última, a clássica "Para o Homem Que Tem Tudo", mostra o Superman dominado pela planta "Clemência Negra", que deixa as pessoas presas em um transe alucinógeno, vivenciando seus maiores desejos(que, no caso dele, é uma vida normal em Krypton). Com a ajuda de Batman, Robin e Mulher-Maravilha, o Super consegue se libertar e derrotar o responsável pelo ataque: o alienígena Mongul. Esta história(desenhada por Dave Gibbons) sempre é republicada e já foi adaptada para a TV, num episódio do desenho "Liga da Justiça Sem Limites".

No comments: