10/02/2013

Vingadores vs. X-Men 6

Muito boa a 6ª edição da minissérie "Vingadores vs. X-Men", que trouxe - em 100 páginas - a conclusão do confronto entre os 2 maiores grupos de heróis da Marvel. O gibi reuniu as edições 11 e 12 da mini original(com desenhos de Olivier Coipel e Adam Kubert), e começa com o Capitão América pedindo a ajuda do Hulk para o combate final.


Vampira, Psylocke, Destrutor, Gambit e vários outros x-men unem-se às fileiras dos Vingadores, e o Professor Xavier lidera o ataque dos heróis contra Scott e Emma Frost em Utopia. O conflito é brutal e, num momento decisivo, Ciclope decide atacar Emma e tomar para si todo o poder da Fênix. Com este acréscimo de força, Ciclope assassina Xavier(que o estava bombardeando com ataques psíquicos), perde o controle de vez e transforma-se numa nova versão da Fênix Negra.

Além de enfrentar seus antigos aliados, Ciclope usa o poder da Fênix para destroçar o planeta, abrindo caminho para um novo mundo. Vendo que não tem chance de sucesso no mano a mano, o Capitão e o Homem de Ferro decidem liberar seu último e desesperado recurso contra a Força Fênix: um ataque conjunto de Esperança e Feiticeira Escarlate.


A magia de Wanda e o poder de Esperança são as 2 únicas coisas que podem ferir a Fênix. As duas conseguem abrir uma brecha para um ataque dos outros pesos-pesados, que enfraquece Ciclope ainda mais, fazendo com que o poder da Fênix deixe seu corpo. Esperança torna-se então a nova hospedeira, e é a única com força o suficiente para ser capaz de abrir mão de todo este poder.

Após consertar todo o estrago causado por Scott no mundo, Esperança mais uma vez junta-se à Feiticeira Escarlate e as duas pronunciam a frase "Chega de Fênix", o que faz com que o poder espalhe-se pelo mundo e passe a criar novos mutantes, consertando assim o dano causado pela vingadora durante a saga "Dinastia M", que acabou gerando todos os problemas vividos pelos mutantes desde então.


Ciclope acaba preso em uma cela de quartzo-rubi, pagando pela morte de Xavier e por tentar destruir o mundo, embora ele diga que não lembra-se de nada disso. Emma Frost e outros x-men tornam-se fugitivos e o Capitão América decide começar a apoiar mais os mutantes, convocando alguns deles para atuar nas equipes dos Vingadores.

A revista trouxe também o encerramento da minissérie "Versus", que teve o melhor de seus 6 capítulos. Com texto de Kieron Gillen e bela arte de Jim Cheung, vemos um confronto de Feiticeira Escarlate contra Esperança, que vence o duelo. Além disso, há também 8 outros combates de poucas páginas, voltados para o humor e que funcionam bem. Merecem destaque 2 deles, o de Groxo contra Jarvis e o da Fada contra Garota-Esquilo.


Gostei desta mini, que cumpriu de forma competente seu papel de "blockbuster" e explorou bem os personagens dos Vingadores e dos X-Men. A Panini lançará ainda uma 7ª edição, trazendo as consequências imediatas da saga. Mas, como a mini principal já chegou ao fim este mês, não comentarei este número e encerro a série por aqui! Excelsior!

No comments: