12/16/2010

Sergio Aragonés Destrói a DC

Legal a história "Sergio Aragonés Destrói a DC", publicada pela Abril em 1998, que mostra o cartunista espanhol Sergio Aragonés, famoso por suas tiras na revista MAD, parodiando os heróis do Universo DC ao lado do roteirista Mark Evanier.















Na aventura, os heróis da DC unem-se para enfrentar uma perigosa e inusitada ameaça, e o texto aproveita para apontar e fazer graça de todos os clichês das cada vez mais comuns mega-sagas do estilo.

Os principais personagens da DC são "homenageados", com destaque para Batman(de longe a mais engraçada das releituras de Aragonés, com destaque para a frase a seguir, na qual o Homem-Morcego comenta a morte dos pais: "Pai... Mãe... Este é o momento mais marcante da minha vida! Será um flashback em pelo menos 87 gibis por ano no próximo meio século.", e para o herói tentando decifrar a pista deixada pelo Coringa), Mulher-Maravilha, Legião dos Super-Heróis e Superman.

A pequena história que apresenta o "Homem de Aço" ficou boa também, com o herói totalmente preocupado com seu visual. A forma como os heróis eram retratados nos anos 90, aliás, é justamente massacrada por Aragonés e Evanier, pois toda a descaracterização sofrida pelos personagens acabou fazendo com que muita gente deixasse de ler gibis naquela época.

"Sergio Aragonés Destrói a DC" é, então, uma boa opção de leitura para os fãs de HQs. Se você encontrar em algum sebo, não deixe de conferir.

No comments: