12/29/2010

Ruínas

Legal a mini-série em 2 partes "Ruínas", que mostra uma versão bem sinistra do Universo Marvel, na qual (quase) todos os heróis se deram mal, seja por problemas nos eventos em que deveriam ganhar seus poderes ou pela natureza mais sombria da realidade criada por Warren Ellis(os desenhos - muito bons - foram feitos pelo casal Terese e Cliff Nielsen).
















O protagonista é o fotógrafo Phil Sheldon(o mesmo de "Marvels"), que registra toda a decadência vivenciada pelas pessoas que deveriam ter sido heróis. Um dos principais exemplos é o dos Vingadores que, aqui, foram assassinados pelo governo de uma América dividida e enlouquecida.

Ellis brinca com as origens dos heróis, fazendo com que o Hulk se transformasse numa horrenda massa de câncer após o acidente que deveria lhe dar seus magníficos poderes. Do mesmo modo, o Quarteto foi dizimado pelos raios cósmicos e Peter Parker - ao ser mordido por uma aranha radioativa - foi tomado por um vírus mutante e virou uma aberração, renegada à sarjeta.

Os mutantes também não escaparam do cruel destino dos outros heróis. Wolverine, aqui, não passa de um velho demente, com uma doença nos ossos. Jean Grey é uma prostituta, Magneto é massacrado por seus descontrolados poderes e a maioria dos X-Men apodrece em uma prisão, que tem Wilson Fisk como carcereiro.
















Kitty Pryde é uma das prisioneiras e, de acordo com o texto, perdeu um metro do intestino ao solidificar-se na grade da cela durante uma tentativa de fuga. Pobre Kitty! "Ruínas" é leitura obrigatória para os fãs dos heróis Marvel, por mostrar de forma bem interessante(e cruel) como tudo poderia ter dado errado para as "maravilhas" criadas por Stan Lee e cia.

2 comments:

Kacius said...

É massa e o final do surfista que poético? e u já tinha coemntado no rapsódias e breve postarei o mesmo texto no gibiblioteca. Vou te mandar por e-mail.

Leandro Vargas said...

Pelo menos o Surfista morreu de forma poética, melhor que os X-Men, todos apodrecendo numa prisão...