3/19/2010

Santorini Blues

Desde sempre sou um grande fã dos Paralamas do Sucesso e também de Herbert Vianna, vocalista, guitarrista e compositor da banda. Há um tempo atrás encontrei no supermercado(praticamente de graça) 2 dos 3 álbuns solos de Herbert: O Som do Sim e Santorini Blues, que comentarei neste post. Descobri que só não tenho o 1º, intitulado "Ê Batumaré", que tem como uma de suas faixas "O Rio Severino", que os Paralamas gravaram no disco "Severino".









"Santorini Blues" foi lançado em 1997, e começa com a boa "Dos Margaritas", numa versão mais calminha do que a lançada pelos Paralamas. A 2ª faixa é "Speed Racer", música de Herbert, Fernanda Abreu e Fabio Fonseca, uma homenagem ao desenho de mesmo nome lançado nos anos 60. Acho o desenho meio chato, e essa música também não é muito de meu agrado. Pelo menos a Fernanda Abreu não fez uma participação especial, que deixaria ela ainda pior.

Depois vem "Round and Round", com letra em Inglês escrita por Herbert, que é bem curta(1:57), mas eficiente, e vem seguida pela ótima "Pólvora", uma das melhores letras feitas por Vianna, com o excelente refrão: "O que é tudo isso diante da pólvora?/ Dessa paixão que se renova".

O disco continua com "Tweety"(uma faixa instrumental) e depois tem 2 versões de músicas de outros autores: "Annie", de Eric Clapton, e "Por Siete Vidas(Caceria)", de Fito Paez. Gostei de ambas, mas a música de Paez ficou melhor na voz de Herbert e tem uma letra bem legal.

A 8ª música é "A Palavra Certa", que ganhou um clipe de animação que passou bastante na MTV. A letra é muito boa, e fala de como é difícil o processo de criação. Quem, como eu, escreve seus textos de vez em quando acaba identificando-se com as palavras que abrem a composição: "Atravesso a noite com um verso que não se resolve". Queria eu ter a chave para o céu d´aonde caem as palavras.

Esse tema, aliás, tem tudo a ver com outra de minhas frases preferidas, que encontrei no CD "Severino" e já comentei aqui no blog: "Eu preciso destas palavras escritas." A obsessão do autor pela sua obra, por canalizar seus sentimentos e simplesmente criar é algo que eu acho fascinante. Muitas vezes uma palavra(ou verso) surge na minha cabeça e só sossego quando coloco ela no papel, quando "me livro" dela e vejo algo escrito por mim(ainda que seja "uma droga") finalmente imortalizado.

"Santorini Blues" tem ainda "Uns Dias"(outro clássico dos Paralamas) e "Luca", bela música inspirada pelo primeiro filho de Herbert. No total, são apenas 29 minutos de música. Pena que é tão pouco.

No comments: