3/29/2010

Criaturas da Noite

Muito boa a graphic novel "Criaturas da Noite"(Pixel), na qual o escritor Neil Gaiman e o ilustrador Michael Zulli contam 2 histórias que mostram como a magia e o sobrenatural às vezes misturam-se com o mundo real, trazendo consequências e preocupações nem um pouco agradáveis para os humanos.

Achei a 1ª história, intitulada "O Preço", bem assustadora. Nela, um gato preto vai morar em uma casa no campo e seu novo dono acaba percebendo que todas as manhãs o bichano surge com novos e sérios ferimentos. Após curar o animal, o homem decide investigar qual a razão para os ferimentos do Gato Preto(esse é o nome dele), e o que ele consegue ver vai assombrá-lo para o resto de sua vida.














Gostei da forma como Gaiman conduz a história, e me surpreendi com a revelação do que espera a noite para visitar a casa protegida pelo gato. Em vários filmes e narrações os gatos são usados como criaturas maléficas e traiçoeiras, mas aqui a relação das bolas de pêlo com o oculto é usada de forma bem diferente.

A 2ª história("A Filha das Corujas") é mais poética do que a 1ª, mas também lida com o lado obscuro das criaturas da noite(as corujas, para ser mais preciso). Nela, uma menininha é abandonada na porta de uma Igreja com restos de corujas em suas mãos e no seu cesto. As pessoas do vilarejo acham que ela está amaldiçoada e a mandam para um convento, onde ela terá que passar todo o resto de sua vida.

16 anos depois, a notícia de que ela virou uma bela jovem mexe com os hormônios dos homens do local, que decidem fazer uma visita secreta à ela. Se na 1ª história os humanos são apenas vítimas/observadores do sobrenatural, nesta 2ª somos os vilões, agindo guiados pelo instinto, pelo medo e por nossos preconceitos.

O texto de Gaiman está afiadíssimo e os desenhos de Zulli são bem bonitos. Recomendo esta HQ para todos que gostam de boas histórias de terror e magia.

No comments: