A edição 199 de Uncanny X-Men foi publicada no Brasil em X-Men 21(da Abril), com a boa história "Círculos que se fecham", escrita por Chris Claremont e desenhada por John Romita Jr.
Nas primeiras páginas, vemos Ciclope, Wolverine e a cientista Moira McTaggert(uma das mais famosas coadjuvantes das histórias dos X-Men) discutindo sobre a péssima condição de saúde do Prof. Xavier e a possibilidade de que Magneto assuma a direção da Escola e o comando dos X-Men em seu lugar.
Depois, a trama muda para Washington, onde Valerie Cooper(na época assistente especial do presidente dos Estados Unidos) recebe a visita de Mística que, em troca de proteção contra os constantes ataques aos mutantes, oferece os serviços de sua equipe para o governo. Val Cooper aceita, e pede que Mística e seus aliados capturem Magneto. Assim, a Irmandade de Mutantes passa a se chamar Vigilantes da Liberdade.
Enquanto isso, a problemática Rachel Summers visita o túmulo de Jean Grey e depois a casa onde a 1ª integrante feminina dos X-Men morou. Ela relembra a visita da Fênix Negra ao local e também recorda fatos de sua linha temporal(onde Jean e Scott Summers eram seus pais).
Ao entrar em contato com o Cristal Matricial Holoempático(esfera deixada pelos Shiars, que contém a essência de Jean Grey), Rachel sente a presença de Jean e reclama para ela o poder e o nome de Fênix. Assim, ela assume um novo visual(que dá para ser visto na capa da edição) e uma nova missão(proteger os mutantes do preconceito e o mundo de Beyonder(que ainda estava na Terra)).
Voltando à Washington, encontramos Magneto e Kitty Pryde numa recepção do Memorial Nacional do Holocausto, onde os sobreviventes dos campos de concentração e parentes de ex-prisioneiros honram as memórias das vítimas. Kitty fala na reunião em nome de seu avô:
"- Eu sou Katherine Pryde, de Chicago! Estou aqui por causa de meu avô! Ele gostaria de ter vindo mas morreu no ano passado! Ele tinha uma irmã, Chava, que morava em Varsóvia antes da Guerra! Meu avô tentou encontrar seu paradeiro, mas não havia registros em parte alguma!"
Bem legal esta parte da história, que faz um paralelo entre a perseguição dos judeus pelos nazistas com a perseguição dos mutantes pelos humanos. Magneto esteve nos campos de concentração e, como mutante, continuou vivenciando um preconceito semelhante. Todo o sofrimento vivenciado na infância sempre estimulou o seu ódio contra os humanos, que na época ele tentava deixar para trás. Kitty, como judia, obviamente também estaria presente no encontro.
A recepção é interrompida por Mística, que chega ao local junto com os Vigilantes da Liberdade, para prender Magneto por crimes contra a humanidade. O grupo era formado por Blob, Sina, Avalanche, Pyro e Espiral(a sinistra serva do vilão Mojo. Espiral tem 6 braços, superforça, poderes de teleporte e também é uma poderosa feiticeira).
Magneto reage contra o ataque de Mística, iniciando assim mais uma clássica briga dos X-Men contra a Irmandade dos Mutantes. O confronto é rápido e brutal e acaba com mais uma vitória dos X-Men.
Mesmo com a vitória de seus atuais aliados, Magneto decide se entregar para Mística, proferindo o discurso abaixo:
"Eu vi o rosto de meus amigos quando revelei meus poderes! Eles estavam aterrorizados! Olhem o que fizemos a este lugar! Pensem no que eu fiz ao mundo! Será que como Mística afirmou, eu me assemelhei àqueles que odeio?... Estou farto de fugir e me esconder! Para o bem da raça mutante, chegou o momento de enfrentar meus acusadores e meu destino!"
No comments:
Post a Comment