3/24/2009

Os Maiores Clássicos do Demolidor(2)

O 2º volume de "Os Maiores Clássicos do Demolidor de Frank Miller" foi lançado pela Panini em dezembro de 2003, reunindo as edições 174 a 180 da revista "Daredevil". A maioria das histórias deste volume tem como pano de fundo as maquinações do vilão Rei do Crime, cujo principal plano era eleger Randoph Winston Cherryh como prefeito para poder controlar totalmente a cidade de Nova York. Destaque também para a sensacional relação de amor x ódio do Demolidor com Elektra.













A seguir, alguns detalhes sobre estas ótimas sete histórias do "Homem sem medo":

"O Assassinato de Matt Murdock", publicada em "Daredevil" 174 - O Rei do Crime contrata o Tentáculo para matar o advogado Matt Murdock e um de seus clientes. Elektra descobre os planos do Tentáculo e, junto com Melvin Potter(o Gladiador), ajuda o Demolidor a derrotar os ninjas assassinos. Uma bomba atirada no escritório de Matt e seu sócio Foggy Nelson faz o herói perder o seu sentido de radar(que faz com que ele "veja" tudo ao seu redor mesmo sendo cego).

"Desafio", publicada em "Daredevil" 175 - O Tentáculo sai à caça de Elektra, que precisa enfrentar o impiedoso Kirigi, um ninja que aparentemente é imortal. O Demolidor envolve-se na luta mas, sem seu sentido de radar, não consegue conter Elektra, após a ninja ter eliminado todos os inimigos enviados pelo Tentáculo(menos Kirigi, que voltaria a atormentar os heróis na edição seguinte).













"Caçadores", publicada em "Daredevil" 176 - Enquanto Elektra desafia Kirigi num duelo até a morte(que ela, obviamente, vence), o Demolidor vai atrás de Stick, seu antigo mestre, para que ele o ajude a recuperar seu sentido de radar. Matt ainda lida com as inseguranças de Heather(sua namorada) e precisa enfrentar Tucão(um bandido que é atormentado pelo herói, e serve de alívio cômico nas histórias), que tenta aproveitar-se do momento de fraqueza para derrotar o Demolidor usando uma armadura. Mesmo sem seu radar, o herói cego o derrota facilmente.

"Onde os anjos temem caminhar", publicada em "Daredevil" 177 - Auxiliado por Stick (que também e cego), o Demolidor revive momentos marcantes de seu passado, encara seus demônios pessoais, recupera sua confiança e volta a contar com o seu sentido de radar. Enquanto isso, o repórter Ben Urich apresenta à J. J. Jameson(editor do Clarim Diário), uma matéria que relaciona o candidato à prefeito Cherryh com o crime organizado. Cherryh processa o jornal, que contrata os advogados Murdock e Nelson para defendê-lo. O Rei do Crime fica sabendo da existência de Elektra e decide contratá-la como sua assassina particular.

"Trilha de Papel", publicada em "Daredevil" 178 - Foggy Nelson contrata os heróis de aluguel Luke Cage e Punho de Ferro para protegerem Matt Murdock e a firma durante o caso envolvendo o Clarim e o crime organizado. Luke Cage aparece com seu estranho visual antigo, bem diferente do atual. Nos últimos anos o personagem ganhou muito destaque no Universo Marvel, tanto que é líder do grupo de Vingadores que conta com os populares Homem Aranha e Wolverine. Como em quase todo encontro de heróis, o Demolidor primeiro enfrenta Cage e o Punho de Ferro para depois se acertar com eles. Na luta dos heróis com os mafiosos, importantes provas que um informante tinha contra Cherryh acabam sendo perdidas. Elektra encontra o Rei do Crime, e se torna sua mais nova assassina contratada.













"Adagas!", publicada em "Daredevil" 179 - Esta é a melhor história deste volume na minha opinião. Nela, vemos Ben Urich(respeitado repórter do Clarim Diário, que sabe que Matt Murdock é o Demolidor) em busca de provas contra Randoph Cherryh. Após ser ameaçado por Elektra e ser salvo da morte pelo Demolidor, Urich consegue tirar fotos que envolvem o candidato à prefeitura com o Rei do Crime. No mesmo momento, por pura sorte, também consegue fotografar Vanessa(a esposa do rei que estava vivendo como uma mendiga). Após receber a ligação de um novo informante, Urich e o Demolidor acabam ficando cara a cara com Elektra. A ninja consegue derrotar o Demolidor(prendendo o seu pé numa armadilha para ursos) e fere Urich com uma de suas adagas, deixando-o no hospital por 2 semanas. Graças à interferência de Elektra, o repórter desiste de sua matéria contra Cherryh.
























"Condenados", publicada em "Daredevil" 180 - Após reconhecer Vanessa em suas fotos, Ben Urich passa a informação para o Demolidor, que já tinha desistido de procurá-la. O Demolidor segue a sua trilha pelos esgotos de Nova York, e acaba encontrando uma comunidade de excluídos, comandada por um gordão que se intitulava o "rei" do lugar e tinha feito de Vanessa a sua rainha. Após matar um crocodilo e derrotar o "rei", o Demolidor consegue resgatar Vanessa. Depois, o Demolidor vai até a sala de Wilson Fisk e joga a aliança de Vanessa em sua mesa. Este é o diálogo que vem logo a seguir:

"Rei: Vanessa.
Demolidor: Ela está viva. Está comigo.
Rei: O que você quer?
Demolidor: Cherryh."


Três horas depois, Cherryh(que tinha vencido a eleição) deu uma entrevista dizendo que não aceitava o cargo de prefeito de Nova York. Como retaliação por esta importante derrota, o Rei manda Elektra matar Foggy Nelson(O Rei já sabia do envolvimento do Demolidor com Murdock e sua firma. Mais tarde, ele acabaria descobrindo a verdadeira identidade do herói, mas isto é assunto para futuras postagens...).

* Relendo estas histórias antigas, uma das coisas que mais irritam são os recordatórios. Um dos bons roteiristas que quase sempre perdiam uma história por página lembrando de fatos da história anterior era o John Byrne. Frank Miller não sofria desse mal, o que tornava as suas histórias menos chatas.

No comments: