8/20/2019

Gotham - A temporada final


Boa a quinta temporada de "Gotham", que contou com apenas 10 episódios e - como toda a série - alternou bons e maus momentos. A trama mostrou Jim Gordon(Ben McKenzie), Bruce Wayne(David Mazouz), Alfred(Sean Pertwee), Bullock(Donal Logue) e companhia lutando para salvar a população de Gotham, que foi isolada do resto do mundo no fim da temporada anterior e acabou sendo retalhada e dominada pelos criminosos locais, como o Espantalho, Barbara(e suas sereias) e o Pinguim(Robin Lord Taylor).


Após muitas reviravoltas, todos os heróis e até alguns vilões(como Cobblepot e o Charada(Cory Michael Smith)) unem-se para derrotar a grande e verdadeira ameaça: Nyssa Al-Ghul, que foi atrás de vingança contra Gordon e Barbara(Erin Richards) pela morte do pai Ra's al Ghul e tinha como objetivo final destruir toda a cidade. É neste contexto que surge Bane(Shane West), que é o principal soldado de Nyssa e ganhou uma versão bem meia-boca, ao contrário dos mutantes(que ficaram muito parecidos com os visuais mostrados na mini-série "O Cavaleiro das Trevas").


O episódio final avança 10 anos no tempo para mostrar Bruce Wayne retornando à cidade como o Batman para enfrentar Jerome Valeska(Cameron Monaghan), que finalmente aparece caracterizado como o Coringa. Nunca gostei do afetado Jerome e seu rosto deformado ao extremo não combinou com o Palhaço do Crime que todos conhecemos. Os demais personagens já aparecem então em suas versões "finais", incluindo aí a Mulher-Gato, que teve a atriz mudada(saiu a competente Camren Bicondova e entrou a também bela Lili Simmons).


"Gotham"(que teve um total de 100 episódios) errou bastante na caracterização de certos personagens(o Solomon Grundy "Faustão" é o principal exemplo), insistiu demais com vários outros(como Fish Mooney e a dupla Pinguim e Charada) mas teve alguns bons arcos e, de maneira geral, foi divertida de assistir, principalmente por causa do elenco feminino(que teve - entre outras - Morena Baccarin(Leslie), Jessica Lucas(Tabitha) e Crystal Reed(Sofia Falcone) e deixará saudades).


Bem que poderiam esquecer esta história de prelúdios(como foi "Smallville", que agora é até vista com carinho pelos fãs) e fazer séries realmente estreladas por Batman e Superman ou, pelo menos, uma baseada nos quadrinhos de "DPGC".

No comments: