8/01/2019

DC 2000 1


Em janeiro de 1990 a Editora Abril lançou a primeira edição de "DC 2000", a "revista uma década à frente!", que terá todos os seus números comentados aqui pelo blog. A história que abriu esta nova publicação foi da Mulher-Maravilha e mostrou um momento feliz na vida de Diana, que presencia sua mãe Hipólita e as amazonas fazendo as pazes com Héracles e os deuses do Olimpo.


No final, a Mulher-Maravilha deixa Themyscira para continuar sendo a Embaixatriz das amazonas no mundo dos homens. Esta aventura foi escrita por Len Wein e desenhada por George Pérez. Depois, vemos a estreia da agência de espionagem ultra-secreta dos EUA Xeque-Mate em uma aventura ao lado do Superman(ainda chamado de Super-Homem) em Metrópolis. O Xeque-Mate - uma organização que usa os elementos do xadrez para nomear seus operativos - foi criado por Paul Kupperberg, John Byrne e Steve Erwin.

Na trama, o kryptnoniano e um dos cavalos do Xeque-Mate derrotam terroristas que sequestraram Lois Lane, o ministro da Defesa do Qurac(uma nação intolerante em vários aspectos e que dá apoio ao terrorismo) e um porta-aviões nuclear. Após ser libertado de seus captores, o ministro é estrategicamente executado pelo governo norte-americano em águas internacionais.


Na sequência, na primeira edição da revista solo do "Xeque-Mate"(escrita por Kupperberg e desenhada por Erwin), a organização enfrenta o grupo nazista Partido Americano da Supremacia Branca e resgata um agente infiltrado que havia sido descoberto pelos bandidos.

A aventura apresenta alguns nomes como Amanda Waller(que era a chefona tanto da agência quanto do Esquadrão Suicida), Larry Stein(o "Rei" no Xeque-Mate), Harvey Bullock(sim, o do universo do Batman, um dos "bispos") e Espinho Negro(uma policial de Nova York que é recrutada para a agência mas parece ter outros planos). O texto também explica que os "cavalos" são os agentes de campo, as "torres" são os diretores de campo(que ajudam a planejar e executar as missões) e os "peões" dão apoio aos cavalos nas missões.

Fechando o gibi, foi publicada uma interessante matéria que fala sobre o mundo da espionagem nas HQs e apresenta os currículos dos criadores do Xeque-Mate.

No comments: