9/11/2018

X-Men 13


Regular a edição 13 de "X-Men", que foi "salva" pelas duas aventuras da série "Extraordinários X-Men", que mostraram a jovem Sapna sendo possuída pela entidade conhecida como "Devorador de Mundos", roubando a espada espiritual de sua mentora Illyana(que visitou várias dimensões junto com Tempestade para encontrá-la) e atacando o Abrigo-X e os X-Men.

Este conceito de um ser que possui os outros e suga a energia de mundos repletos de magia está longe de ser inovador mas funciona, e a relação entre Illyana e Sapna foi muito bem construída nas últimas edições e agora rende uma ameaça que coloca em risco toda a equipe.


Antes da chegada de Sapna ao Limbo, vimos os X-Men capturando Colossus no Egito e tentando arrumar uma maneira de reverter a transformação infligida a ele por Apocalipse. As duas histórias de "Extraordinários" foram escritas por Jeff Lemire e ilustradas por Victor Ibañes(que capricha na hora de desenhar a ala feminina do grupo mutante).

Depois, em "Novíssimos X-Men", Kid Apocalipse e Idie Okonkwo levam o jovem Homem de Gelo para a balada e tentam ajudá-lo a falar com os garotos. A história(de Dennis Hopeless e Mark Bagley) foca nos diálogos e até que não é ruim. No final, Bobby Drake ganha um pretendente na figura do inumano Romeu, um empata emocional.


Já "Fabulosos X-Men" não consegue sair da mediocridade e continua chata ao extremo. A trama mostra Magneto levando os X-Men a fazer uma aliança com o Clube do Inferno, que é vista com desconfiança por Psylocke e Dentes-de-Sabre. Os dois grupos acabam atuando juntos contra as Corporações Futuro, que está usando mutantes como armas. O texto de Cullen Bunn é doloroso de ler e os desenhos de Greg Land não ajudam.

No comments: