9/16/2018

Um Lobisomem Americano em Londres


Bom o filme "Um Lobisomem Americano em Londres"("An American Werewolf in London", 1981, Dur.: 97 min., Dir.: John Landis), clássico do humor negro já mencionado algumas vezes aqui no blog. Na trama, David Kessler(David Naughton) e Jack(Griffin Dunne) vão de férias para a Inglaterra e acabam sendo atacados por uma criatura enquanto passavam por um pequeno e inóspito vilarejo.

David sobrevive e transforma-se em um lobisomem, enquanto Jack morre e vai parar em uma espécie de limbo habitado pelas vítimas do monstro. Os dois travam hilários e mórbidos diálogos, nos quais Jack tenta convencer seu amigo a suicidar-se para acabar com a "linhagem do lobo" e encerrar o pesadelo pelo qual ambos estão passando.


David a princípio não aceita a sugestão do falecido amigo, mas muda de ideia depois de passar pela primeira lua cheia e assassinar seis pessoas nas ruas de Londres, para onde ele foi levado para recuperar-se do ataque. No hospital, ele conheceu a bela enfermeira Alex(Jenny Agutter), com quem tem um instantâneo e intenso caso de amor.

As cenas da transformação de David em monstro continuam muito boas e assustadoras até hoje, e todas as partes que mostram os lobisomens em ação funcionam de maneira eficiente. O grande diferencial do filme é mesmo a combinação entre humor e terror e merece destaque a presença de Jenny Agutter como a amada de David, que tenta poupá-lo da morte nas mãos da polícia até o último momento.


A conclusão da produção, aliás, é bem "raiz", com os créditos subindo imediatamente após a morte de David, sem qualquer enrolação ou consideração. O filme seguiu um caminho de simplicidade, que focou nas decisões tomadas pelo jovem após ser atacado e dispensou até mesmo a necessidade de uma bala de prata para exterminar o "lobão". Nota: 7,5.

No comments: