Omnia mutantur, nihil interit.
O volume 4 de "Sandman - Edição Definitiva" teve sua introdução escrita por Karen Berger(uma das criadoras do selo Vertigo da DC) e trouxe os números finais da série roteirizada por Neil Gaiman. As histórias deste derradeiro tomo foram ilustradas por nomes como Marc Hempel, Michael Zulli, Richard Case, Jon J. Muth e Glyn Dillon. Seguem abaixo pequenos resumos destas tramas:
As Bondosas - Neste arco formado por 13 capítulos, Loki e o Puck Robin Boa-Praça sequestram e queimam o pequeno Daniel, o bebê concebido por Desejo dentro do Sonhar. Desesperada com o sumiço do filho e culpando Morfeus pelo acontecido, Lyta Hall segue uma trilha de vingança que acaba colocando as Fúrias no encalço do Mestre dos Sonhos.
As Senhoras(ou As Bondosas, como preferem ser chamadas) cumprem seu papel no jogo cósmico e começam a devastar os domínios de Sonho que, sem ter como impedi-las de outra maneira(pois tem o sangue de seu filho - Orfeu - nas mãos), aceita acabar com esta versão de sua existência e parte após tocar a mão de sua irmã mais velha.
Como tudo (quase) sempre renova-se, a história termina com a revelação de que Daniel é o novo Mestre dos Sonhos. Esta foi uma sequência de histórias bem sombria desde o início, e vários personagens brilharam ao longo de suas páginas, a maioria delas ilustradas por Marc Hempel.
Entre eles, destaco Rose Walker(que protagoniza uma das mais belas aventuras do arco), Coríntio(a nova versão do pesadelo forjado por Morfeus enfrenta Loki e o Puck para resgatar Daniel), Nuala(a fada retorna ao seu reino e tem um papel decisivo na trama), Matthew(o corvo descobre mais sobre seu passado e fica ao lado de Morfeus até o fim) e Delirium(que perde seu cão e visita vários lugares estranhos para reencontrá-lo).
Outra cara conhecida que reaparece é Thessaly(agora chamando a si mesma de Larissa), que ajuda a proteger Lyta Hall durante sua jornada mas não demora a ameaçá-la depois que a morte de Sonho se concretiza. E enquanto o maléfico Robin Boa-Praça simplesmente retornou ao Mundo das Fadas após todos os problemas que causou, o trapaceiro Loki teve seus olhos arrancados por Coríntio e teve que voltar à cruel prisão ao lado de sua esposa em Asgard.
Este foi mais um arco inesquecível de Sandman, repleto de ação, terror, poesia e humor(tudo isso, como sempre, na medida certa).
O Despertar - enquanto o novo Sonho começa seu reinado e reconstitui os membros do Sonhar perdidos durante a guerra contra as Fúrias, todos os sonhadores do mundo unem-se aos Pérpetuos para o velório e o funeral de Morfeus. As histórias, ricamente ilustradas por Michael Zulli, contaram também com as presenças das pessoas mais próximas do antigo Rei dos Sonhos. O divertido epílogo passou-se numa feira da renascença e foi estrelado por Robert Gadling, o amigo imortal de Sonho.
Exilados - Um homem atravessa o deserto rumo ao exílio(junto com seu guia e um gatinho) e tem um enigmático encontro com Morfeus. A história é boa, mas o que brilha aqui é a arte de Jon J. Muth.
A Tempestade - Na conclusão da série, após 75 edições, vemos William Shakespeare escrevendo sua última peça("A Tempestade") e refletindo sobre sua vida e sua criação em diálogos com sua filha, esposa, amigos e com Morfeus(que inspirou-o ao longo de sua carreira e encomendou 2 peças ao famoso dramaturgo).
Para encerrar, entre os extras deste volume tivemos uma relevante linha do tempo da nova versão de Sandman, mais imagens de produtos relacionados aos Perpétuos e a reprodução de um espetacular pôster(comemorativo de 20 anos) contendo todos os principais personagens da série.
Bons sonhos!
No comments:
Post a Comment